quinta-feira, 19 de agosto de 2010

China prepara seus nadadores para o futuro


O quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos da Juventude é liderado atualmente pela China, uma das maiores potências esportivas do mundo, que sempre mostrou força máxima em competições internacionais, nas mais diferentes modalidades.

Porém, a natação nunca foi o forte da delegação asiática - o que, ao contrário, não vem se confirmando na competição em Cingapura. Ao longo da história dos Jogos Olímpicos, os chineses levaram apenas 21 medalhas das piscinas para casa, ocupando uma modesta 12ª colocação geral na modalidade, entre 43 países participantes - alguns com um número bastante modesto de nadadores. Os americanos, por sua vez, que são líderes absolutos e disputam diretamente com os chineses em inúmeros esportes já conquistaram pelas raias do planeta mais de 450 medalhas em toda a história - um número massacrante frente aos resultados chineses.

Já no domingo (15), saíram as primeiras medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude - e justamente para a China. O chinês Jun dai chegou na frente com o tempo de 3min50s91, nos 400 metros livre. A marca está alguns centésimos atrás do recorde mundial da modalidade, que pertence ao australiano Robert Hurley. No revezamento 4 x100, o time chinês também teve êxito e superou as quase imbatíveis australianas.

A China venceu também os 100 metros costas, com Jlanbin He, além de outras participações que valeram medalhas, como a prata de Anql Bai, nos 100 metros costas feminino. Liu Lan também foi bronze, nos 200 metros borboleta feminino e ouro nos 50 metros borboleta, Tang Yi foi ouro duas vezes, nos 100 e nos 200 metros livres feminino, mais uma prata para homens e um ouro para mulheres, no revezamento 4 x 100.

Na contagem geral de medalhas, a China mostra que quer virar esse jogo e está preparando também seus nadadores. Das 22 conquistadas, 10 vieram das piscinas. A evolução neste esporte já anuncia aos concorrentes: o país deve dar trabalho também nas raias, em Londres 2012.

Nenhum comentário: