quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ooops!: Globo repete prostituta no “Fantástico”



A Globo usou uma mesma prostituta em dois programas de televisão, mas a apresentou com nomes diferentes. Em maio último, o “Profissão Repórter” acompanhou um dia na vida de Renata Moreto, uma prostituta de São Paulo que alterna os programas com clientes com aulas em uma salão de beleza.

A mesma prostituta reapareceu no “Fantástico” no último domingo, mas com outro nome: Renata Mariah. Dessa vez a reportagem era sobre orgias promovidas por jogadores de futebol, e a personagem mais uma vez concordou em falar em “on” com a emissora.

Contou que foi chamada, certa vez, “às 5h” para uma festa e que, quando chegou ao local, se assustou: “Tinha oito jogadores (…) Você não imagina o quanto eles bebem”, disse Renata, que não revela a idade, mas que, aparentemente, está mais para “senhora” do que garota de programa.

Procurada, a Globo informou, por meio da CGCom, que a prostituta decidiu mudar seu nome, e que em ambos os programas ela foi tratada da mesma forma: como garota de programa ou prostituta.

A reportagem do “Fantástico” também gerou uma gafe, conforme antecipou ontem a coluna “Outro Canal”, da Folha. Por um erro de edição, a Globo deixou escapar no vídeo os nomes de Ronaldo e Richarlyson num e-mail de uma cafetina.

O programa usou técnica que destaca com luz frases de um documento, além de ampliá-las. No entanto, as letras em segundo plano seguiram legíveis para quem tivesse TV em alta definição. E ali estavam os nomes dos dois jogadores. Foram “revelados” desejos habituais de alguns jogadores.


Ricardo Feltrin

UOL

Nenhum comentário: