sábado, 28 de agosto de 2010

Zebra dá as caras, e França derruba a atual campeã Espanha na estreia

A zebra que já tinha ameaçado entrar em quadra nas vitórias suadas da Grécia e da Austrália guardou todas as suas forças para o encerramento da primeira rodada do Mundial da Turquia. Atual campeã e forte candidata ao título neste ano, a Espanha começou a caminhada com um tropeço diante de uma França repleta de desfalques. A vitória por 72 a 66 dá moral aos franceses, que perderam para o Brasil na fase de preparação e não imaginavam que pudessem destronar a Fúria logo na estreia.


O espanhol Marc Gasol não consegue segurar o francês Nicolas Batum na partida deste sábado (Foto: AFP)Sem Tony Parker, Ronny Turiaf e Joakim Noah, a França foi para a Turquia com um elenco debilitado. Mesmo assim, contou com boas atuações de Mickael Gelabale, com 16 pontos, e Nicolas Batum, com 14. A Espanha, que joga sem o astro Pau Gasol, teve 17 pontos do capitão Juan Carlos Navarro e 13 do ala Rudy Fernández. Foi pouco para superar os Bleus neste sábado.


Decepção espanhola na derrota: Ricky Rubio (6) é
confortado no banco de reservas (Foto: AFP)As duas equipes estão no grupo D, ao lado de Lituânia, Líbano, Canadá e Nova Zelândia.

O primeiro quarto dava a entender que a Espanha não teria problemas para confirmar o favoritismo. A parcial de 18 a 9, no entanto, foi enganosa. Os franceses responderam no segundo período com 18 a 10 e equilibraram as ações. O terceiro quarto foi equilibrado e os times empataram em 16. A igualdade persistiu até os três minutos finais, quando a França conseguiu deslanchar e surpreender o rival para garantir a maior zebra do primeiro dia do Mundial.

Mais do grupo D: Lituânia vence, Líbano surpreende


Quem aproveito a derrota espanhola na estreia foi a Lituânia, candidata a brigar pelo primeiro lugar da chave. A equipe bateu a Nova Zelândia sem sustos por 92 a 79, com 27 pontos de Linas Kleiza. Os neozelandeses contaram com impressionantes 37 pontos de Kirk Penney, mas não foi o bastante para conseguir a vitória.

No outro jogo do grupo, o Líbano surpreendeu o Canadá e venceu por 81 a 71, graças aos 31 pontos de El Khatib. Os canadenses tiveram em Joel Anthony seu cestinha, com 17 pontos.

No domingo, os jogos da chave D são Lituânia x Canadá (10h), França x Líbano (12h30m) e Espanha x Nova Zelândia (15h).
direção esportivo do canal ibope
Globo

Nenhum comentário: