segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Em oito horas de apuração, 26 Estados definem resultados

A facilidade em se apurar votos com a utilização das urnas eletrônicas fez com que 22 Estados tivessem as suas eleições para o governo definidas antes das 23h do próprio dia de votação - seja para vítória em primeiro turno, seja para uma segunda disputa - e quatro estados tivessem o seu resultado já nas primeiras horas do dia seguinte. Confira abaixo os resultados já confirmados nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.




Região Sul

Os eleitores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina escolheram os seus governadores já no primeiro turno das eleições. Tarso Genro (PT) foi eleito governador do Rio Grande do Sul no primeiro turno, com 54,34% dos votos, já com 98,84% das urnas apuradas. Genro comemorou a vitória no comitê do partido, em Porto Alegre. Nunca, desde a Constituição de 1988, uma eleição para o governo no Estado se encerrou no primeiro turno. A disputa, que começou acirrada entre o PT e o PMDB, termina antecipadamente para o segundo.



Beto Richa (PSDB) foi eleito o novo governador do Paraná com 52% dos votos. O tucano deixou para trás seus adversários - Osmar Dias (PDT) era o principal deles - e decidiu a eleição logo no primeiro turno.



O candidato ao governo de Santa Catarina Raimundo Colombo (DEM) obteve 52% dos votos válidos, conquistando a vitória eleitoral ainda no primeiro turno, com 97,5% das urnas catarinenses apuradas, quando o democrata não pode mais ser alcançado matematicamente pelos concorrentes.



Sudeste

Os Estados do sudeste também definiram as suas eleições no primeiro turno.



Sérgio Cabral (PMDB) foi reeleito governador do Rio de Janeiro. Com 59,19% das urnas apuradas, ele já apareceu com 65,55% dos votos. Na liderança das pesquisas desde o início da campanha, ele destacou a participação do Rio na Copa do Mundo de 2014 e por abrigar pela primeira vez uma Olimpíada, em 2016.



Em Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) foi reeleito governador também em primeiro turno. Com 75,78% das urnas apuradas no Estado, o candidato tucano já acumulava 62,67% dos votos dos mineiros, e não pode mais ser superado por Hélio Costa (PMDB), que contabiliza 34,28%, mesmo com o apoio do presidente Lula.



O Espirito Santo também definiu seu resultado antes do final da apuração das eleições. O senador Renato Casagrande (PSB), já pode ser considerado o governador eleito com 79,27% das urnas apuradas. Nesse momento, o candidato socialista já tinha 82,32% dos votos válidos, um percentual que o colocou, matematicamente, como governador eleito do Estado, no primeiro turno.



São Paulo foi mais um Estado com resultado definido em primeiro turno. O tucano Geraldo Alckmin foi eleito governador com 50,63% dos votos. O petista Aloizio Mercadante ficou em segundo lugar, com 35,22%.



Centro-oeste

A disputa pelo governo do Distrito Federal irá para o segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, a Justiça Eleitoral confirmou a realização de um segundo turno para eleger o novo governador. O petista Agnelo Queiroz, ex-ministro do Esporte do governo Lula, terminou o primeiro turno na dianteira, com 48,41% dos votos válidos . Weslian Roriz, que entrou na disputa de última hora para substituir o marido, que desistiu da disputa, conseguiu 31,50% dos votos, e disputará o segundo turno com Queiroz.



O Mato Grosso do Sul conseguiu definir as suas eleições também no primeiro turno. Com 95% das urnas apuradas, André Puccinelli (PMDB) já pode ser considerado vitorioso nas eleições para o governo. O peemedebista venceu com 56% dos votos.



Goiás levará a disputa para o segundo turno, com Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) disputando o governo. Com 98% das urnas apuradas, Perillo apareceu com 46,19% dos votos e Iris com 36,36%.



Com 98,54% da apuração realizada, Mato Grosso também já definiu a sua eleição. Silval Barbosa (PMDB) foi eleito governador com 51,13%. Seu principal adversário, Mauro Mendes (PSB), atingiu 31,90%.



Nordeste

O Sergipe já definiu as suas eleições no primeiro turno. Marcelo Déda será o governador de Sergipe por mais quatro anos. Déda teve 52,07% dos votos válidos, contra 45,19% de João Alves Filho, do DEM. O candidato Arivaldo José, do PSDC, foi o terceiro colocado com 0,89% dos votos, seguida por Vera Lúcia (PSTU).



Ceará também reelegeu seu governador. Cid Gomes (PSB) venceu a disputa com ampla vantagem sobre seus principais concorrentes, Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR). Cid teve 61% dos votos válidos.



A Bahia foi outro Estado nordestino que reelegeu o governador. Jacques Wagner (PT) garantiu neste domingo sua reeleição no primeiro turno das eleições. Com 79,17% das urnas apuradas, o petista já garantia 63,43% dos votos.



O Pernambuco foi o Estado que conseguiu reeleger seu governador com maior votação. Eduardo Campos (PSB) obteve 82,45% dos votos, quando quase 90% das urnas já tinham sido apuradas. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), ficou em segundo na disputa, com 14,30%.



Com 99,63% das urnas apuradas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Genésio Gomes, confirmou que a eleição no Estado terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB).



O Rio Grande do Norte também encerrou sua eleição para governo no primeiro turno. Com 98,95% das urnas apuradas, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi eleita governadora, com 52,45% dos votos. Seu adversário, Iberê Paiva Ferreira de Souza (PSB), ficou com 36,18% dos votos.



Em uma das eleições mais concorridas no Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) foi reeleita governadora com 50,08% dos votos válidos. Flávio Dino (PC do B) ficou com 29,49%. Antes mesmo de concluído 100% da apuração, militantes da candidata lotaram a frente do Palácio dos Leões, sede administrativa do governo.



Com 100% das urnas apuradas, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) tem 39,58% dos votos e está no segundo turno das eleições com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que aparece com 29,16% dos votos. O senador Fernando Collor (PTB), ex-presidente da República, ficou em terceiro lugar, com 28,81% dos votos.



Com 99,95% das urnas apuradas, o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), e Silvio Mendes (PSDB) disputarão o cargo para o Governo do Estado do Piauí no segundo turno. Wilson Martins atingiu 46,38% dos votos, enquanto Silvio Mendes alcançou 30,08%. O candidato João Vicente (PTB) ficou em terceiro lugar, com 21,53%.



Norte

Siqueira Campos (PSDB) está matematicamente eleito no primeiro turno em Tocantins. Com 99,38% das urnas apuradas, Campos possui 50,52% dos votos válidos. Durante toda a campanha ele disputou fortemente a preferência do eleitorado com o candidato Carlos Gaguim (PMDB), e os dois chegaram duas vezes a terem empate técnico nas pesquisas.



Assim como previam as pesquisas de intenções de voto, o candidato à reeleição para o governo do Amazonas, Omar Aziz (PMN), venceu a disputa já no primeiro turno. Com 93,08% das urnas apuradas, Aziz aparece com 63,4% dos votos.



Rondônia terá a sua eleição pelo governo decidido no segundo turno. Confúcio Moura (PMDB), ex-prefeito de Ariquemes, e o atual governador de Rondônia, João Cahulla (PPS), irão disputar o segundo turno na corrida para o Palácio Getúlio Vargas. Com 98,04% das urnas apuradas, Confúcio aparece com 44,36% dos votos e Cahulla 36,84%



Os candidatos José de Anchieta (PSDB), que tenta a reeleição, e Neudo Campos (PP) irão disputar o governo de Roraima no segundo turno. Com 98,97% das urnas apuradas, Campos aparece com 47,68% e Anchieta com 44,93% dos votos.



O governo do Pará também será disputado no segundo turno das eleições. O candidato do PSDB, Simão Robinson Jatene, teve 49,03% dos votos, e a candidata à reeleição, Ana Júlia Carepa (PT), 35,96%.



O Amapá também decidirá seu governador no segundo turno. Com 99,69 das urnas apuradas, o candidato do PTB, Lucas Barreto, obteve 28,93% dos votos e enfrentará o candidato Camilo Capiberibe (PSB), que alcançou 28,71%. Em uma das disputas mais acirradas do País, o candidato do PSDB, Jorge Amanajás, ficou em terceiro lugar com 28,21% e não conseguiu ir para o segundo turno.

Nenhum comentário: