segunda-feira, 21 de março de 2011

“Não estou preocupado em criar um paralelo com ’Caras & Bocas’”








Há quem diga que a nova novela das 19h da Globo, “Morde & Assopra”, é uma mistura de “O cravo e a Rosa” com “Chocolate com Pimenta”, todas elas escritas por Walcyr Carrasco. O autor da próxima novela, não nega nem desmente algumas evidências, embora desvende que não está preocupado em, por exemplo, “estabelecer um paralelo com ’Caras & Bocas’”, o último sucesso que escreveu para a Globo, recente na cabeça de muito telespectador.



Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, o teledramaturgo garante que tem em mãos mais “uma história que fascina e que emociona” e que se desenrolará contrapondo o pré-historico, com seus dinossauros, ao futuro, com as mais recentes inovações no campo da robótica. “Descobri que a região de Marília é um campo de escavação com inúmeras espécies pré-historicas e aliei esse fascínio pelo interesse em robótica”, explica.



Apesar de a novela que escreve não ser dirigida por Jorge Fernando, como quase todas as que desenvolveu para a Globo, Walcyr contará com a direção de Papinha, que, a ver pelos sucessos de “Paraíso” e de “Escrito nas Estrelas”, dá segurança, e com um time bem conhecido, como Adriana Esteves, Marcos Pasquim e Flávia Alessandra, o novelista acredita que “vai corresponder”.



A nova novela de Walcyr Carrasco vai substituir na grade da Globo o bem-sucedido remake de “Ti Ti Ti”, que devolveu o horário ao trilho de audiência que a emissora espera.



Confrontado com o desafio de como irá conseguir manter essa audiência, o autor da novela diz apenas que fica “travado” se pensar em audiência. Sem resposta, contudo, ficaram as questões colocadas sobre a concorrência com a novela “Rebelde”, que a Record estreará no mesmo dia e hora, e com a possibilidade de o autor futuramente escrever para as 21h.



Confira a entrevista exclusiva que o autor deu a Bruno Cardoso, do NaTelinha, sobre sua mais recente obra, “Morde & Assopra”.



NaTelinha: Morde e Assopra" fala de dinossauros e robôs, do passado e do futuro. Como surgiu a ideia dessa história e porque você achou que essa dualidade de temas daria um bom caldo para uma novela?



Walcyr Carrasco: Eu fui criado em Marília, interior de São Paulo, e recentemente descobri que a região é um campo de escavação com inúmeras espécies pré-historicas, inclusive algumas que só existiram por lá. Recentemente, aliei esse fascínio pelo meu interesse pela robótica. Fui conhecer os avanços tecnológicos japoneses.





NT: Pesquisou alguma coisa sobre paleontologia?



W.C.: Sim, pesquisei bastante, com o próprio William Nava, de Marília, que já descobriu novas espécies pré-históricas.





NT: A história da novela é inspirada em duas relações difíceis à partida. Uma paleontóloga, Júlia, e um rústico, Abner; e entre um cientista, Ícaro, e uma robô, Naomi. Você está confiante de que isso vai funcionar junto do grande público?



W.C.: Se eu escrever pensando em números de audiência, vou ficar travado. A minha preocupação é contar uma história que me fascina, que me emociona. E torço para que o público compartilhe esse fascínio comigo!!!





NT: Como é contar de novo com as participações de Adriana Esteves, Marcos Pasquim e Flávia Alessandra em três dos principais papeis dessa trama?



W.C.: Quando a gente conhece um ator, sabe o que ele pode dar, sente uma liberdade interior para escrever, porque sabe que ele vai corresponder. Mas eu também aposto em novos atores sempre! Eu busco um equilíbrio.





NT: Porque decidiram chamar o Mateus Solano para interpretar esse protagonista?



W.C.: Eu admiro o Mateus Solano como ator, e fiquei muito feliz quando ele aceitou o convite!





NT: Mesmo sendo esse título de novela contestado, você o tem defendido publicamente. Por quê?



W.C.: O título Morde & Assopra é divertido, expressa amor, paixão, relacionamento com idas e vindas. Todo mundo sabe o que quer dizer, por isso gosto dele.





NT: A novela traz também uma cachorrinha de cor berrante e uma vaca pequena. Acha que serão substitutos à altura do Xico, que fez as delícias do público em "Caras e Bocas"?



W.C.: Não estou preocupado em criar um paralelo com Caras & Bocas, que adorei escrever, mas já terminou. E sim em contar uma nova historia, com novos personagens. Incluir animais nas novelas é do meu estilo, uma constante em minhas novelas!





NT: Dessa vez, você não conta com o Jorge Fernando na direção geral da novela. Como tá correndo o trabalho com o Rogério Gomes?



W.C.: Estou adorando trabalhar com o Papel. Ele é realmente um parceiro, trocamos muito, conversamos sempre, sobre tudo. E já nos tornamos amigos, acima de tudo!

Nenhum comentário: