quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fora de casa, Ceará cede empate ao Guarani e segue em 3º

Após um primeiro tempo morno, o Guarani buscou o empate contra o Ceará - que tinha a possibilidade de chegar à liderança do Campeonato Brasileiro - por 1 a 1, em jogo válido pelo complemento da 10ª rodada, nesta quinta-feira, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Os gols saíram na somente na segunda etapa, com o lateral esquerdo Ernandes abrindo o placar e o atacante Ricardo Xavier igualando para a equipe da casa.

Com o resultado, o Ceará continua na terceira colocação - dependia de tropeço do Fluminense e de vencer por dois gols de diferença para assumir a liderança - com 19 pontos. Já o Guarani continua na zona da Copa Sul-Americana com 14 pontos, na oitava colocação.

Na próxima rodada, o Ceará, três pontos atrás do líder Fluminense, enfrenta o Palmeiras no Estádio Castelão, neste domingo. No mesmo dia, o Guarani vai enfrentar o agora vice-líder Corinthians, no Estádio do Pacaembu.

O jogo

Em um primeiro tempo pouco movimentado no Brinco de Ouro, as duas equipes tiveram raras chances de marcar. Enquanto o Ceará marcava forte no campo de defesa, o Guarani pouco criava e não conseguia furar o bloqueio da melhor defesa do torneio. Porém, o Ceará pouco explorava os contra-ataques, deixando o jogo moroso.

Com isso, a melhor oportunidade da primeira etapa veio através de uma bola parada. Na cobrança ensaiada, aos 11min, o atacante Ricardo Xavier bateu na bola e o goleiro Diego fez boa intervenção, mandando pela linha de fundo. Após o lance, uma tentativa de Ricardo Xavier em marcar usando a mão, aos 18min, foi a "melhor oportunidade" para tirar o zero do placar.

Vendo a inatividade do Guarani, o técnico Estevam Soares resolveu agredir mais o adversário, ao trocar o meia Geraldo pelo veloz atcante Tony. Com isso, a equipe alvinegra foi mais dinâmica e o jogo foi bem diferente do primeiro tempo, com mais oportunidades de gol.

A alteração de Estevam deu resultado e logo aos 50s, o lateral esquerdo Ernandes limpou a zaga adversária e bateu com perigo ao gol de Douglas. A resposta do Guarani veio aos 5min, quando Paulo Roberto enfiou bola preciosa no miolo da zaga cearense. O meia Mario Lúcio recebeu, mas adiantou a bola e chutou por cima do gol de Diego.

Ernandes voltou a ter liberdade no lado esquerdo e não perdeu a nova chance dada pelos zagueiros da equipe alviverde. Em trama que começou no lado direito do ataque do Ceará, a bola foi tocada para o lateral. Ele fintou Apodi e soltou a bomba, sem chances para o goleiro Douglas, abrindo o placar para o alvinegro cearense aos 8min.

Vendo a pouca criatividade de seu meio-campo, o técnico Vágner Mancini tentou mudar as coisas com a entrada do veterano Baiano em lugar de Mário Lúcio. A mexida supriu a deficiência na criação de jogadas do Guarani, já que Baiano trouxe veneno para o goleiro Diego nas bolas paradas, como aos 27min, quando o goleiro do Ceará teve que espalmar bola para linha de fundo após cobrança de falta do meio-campo.

Pouco depois, aos 29, Baiano foi decisivo para o empate. Em cobrança de falta executada por ele na esquerda, a bola chegou até Ricardo Xavier, que usou a cabeça e se aproveitou da saída errada do goleiro do alvinegro cearense para empatar o confronto.

O gol empolgou a equipe da casa, que partiu para cima dos cearenses. Aos 42min, Rodrigo Heffner cruzou da direita, Diego espalmou e Baiano desviou para a conclusão de Mazola, que bateu na rede pelo lado de fora. O Ceará segurou a empolgação do time da casa e garantiu o empate, se consolidando no G-4.

Nenhum comentário: