domingo, 25 de julho de 2010

Grêmio cede empate ao Cruzeiro e segue na zona de rebaixamento

Jogando fora de casa, na Arena do Jacaré, o Grêmio perdeu boa chance de deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao ceder o empate no final da partida deste domingo, diante do Cruzeiro por 2 a 2. Borges e Jonas colocaram o time tricolor em vantagem por duas vezes, mas o volante Henrique marcou dois de cabeça e igualou o confronto.

O empate deixou o Cruzeiro um pouco mais distante do G-4 do torneio. O time comandado por Cuca èstá na sexta posição com 16 pontos, três atrás do quarto colocado, o Ceará. Já o Grêmio, que segue sem vencer fora de casa neste Campeonato Brasileiro, permanece na zona da degola ao atingir os 11 pontos e a 18ª colocação. Pressionado para deixar o comando do time tricolor, o técnico Silas foi expulso no segundo tempo.

Na próxima rodada, ambos terão pela frente clássicos diante do maior rival. O Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG, na mesma Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no próximo domingo. No mesmo dia, o Grêmio vai até o Estádio Beira-Rio para tentar sair da crise do Inter.

O Jogo

Na Arena do Jacaré, dois times que sofreram com diversos desfalques. No Cruzeiro, o atacante Wellington Paulista e o zagueiro Gil estavam suspensos. Robert entrou no comando de ataque, enquanto o volante Fabinho teve que ser improvisado na zaga. No meio-campo, Gilberto (lesão no tornozelo esquerdo) e o meia Roger (lesão na coxa direita), foram vetados. Cuca fez outra improvisação na equipe, colocando o lateral direito Jonathan na meia, ao lado de Éverton.

Já o Grêmio, que sofre com a falta do lateral direito Edílson, improvisou o meia Maylson na ala direita. Em compensação, teve a volta providencial do zagueiro Rodrigo na defesa.

Os desfalques mostraram dois times muito travados em campo, que pouco produziram na primeira metade da etapa inicial, com as defesas se sobrepondo aos setores ofensivos.

A primeira chance de gol só veio aos 22min, quando Robert recebeu bola de Éverton na direita, mas bateu torto, à esquerda do gol de Victor. Quatro minutos depois, o Grêmio respondeu com o zagueiro Ozeia, que apareceu como elemento surpresa na grande área e desperdiçou o bom cruzamento feito por Hugo da esquerda.

O Grêmio passou a ter um leve domínio sobre as ações da partida. Aos 43min, Jonas pegou a bola próximo à grande área, limpou o lance e bateu com perigo, à direita do gol de Fábio. E quando a partida parecia se encaminhar para um empate sem gols, o time tricolor conseguiu marcar. Em ótima abertura do volante Ferdinando na direita para Jonas, o atacante cruzou para Borges, que bem colocado, completou de peixinho, antecipando-se ao goleiro Fábio e dando vantagem aos gaúchos, aos 45min.

Vendo a ineficácia no meio-campo, Cuca voltou com uma alteração no segundo tempo: tirou Rômulo da lateral direita, colocando o atacante Sebá, deslocando Jonathan para sua posição original. O resultado apareceu depressa, logo a 1min de partida, quando Thiago Ribeiro escorou cruzamento para o meio da pequena área e Henrique subiu mais do que a zaga, testando sem chances de defesa para Victor, igualando o marcador.

A partir do empate, o jogou ficou mais franco e ganhou em qualidade. Aos 10min, Borges ganhou na corrida do improvisado Fabinho, mas tocou por cima de Victor, que saiu para fechar o ângulo do centroavante.

Nervoso na segunda etapa e reclamando constantemente com o árbitro da partida, o técnico Silas foi expulso de campo, aos 23min. Dentro das quatro linhas, o jogo ficou mais pegado e algumas faltas mais ríspidas travaram o jogo.

Jonas quase colocou o Grêmio em vantagem aos 27min. O atacante droblou o lateral Diego Renan por duas vezes e cruzou na área. Porém, a bola pegou efeito e quase entrou direto no gol de Victor.

Mesmo sem o comandante à beira de campo, o Grêmio tomou à frente do placar novamente. Em jogada ensaiada de falta, Douglas rolou para Jonas, que bateu com estilo, no canto de Fábio, aos 34min. A vitória parcial deixava o Grêmio fora da zona de rebaixamento.

Porém, a vantagem durou apenas seis minutos. Diego Renan cobrou escanteio na área e Henrique, livre, marcou seu segundo gol de cabeça no jogo, em saída atrapalhada do goleiro Victor.

O Grêmio quase fez o gol salvador em cobrança de falta de Ozeia, que mandou uma bomba à direita do gol de Fábio, aos 45min.
direção esportivo do blog

Nenhum comentário: