terça-feira, 27 de julho de 2010

Guilhermina Guinle está à vontade com personagem bem-sucedida em 'Ti-ti-ti'


O jeito despojado de Guilhermina Guinle ultrapassa o visual da atriz. Tanto que a irreverência em lidar com as pessoas fez com que ela se enturmasse rapidamente com o elenco e direção de Caras & Bocas, quando foi chamada para uma rápida participação que se estendeu por longos sete meses. Já íntima de Jorge Fernando, o diretor logo perguntou se ela queria interpretar Luísa, uma descolada dona de agência de modelos em Ti-ti-ti. Além de aceitar, Guilhermina logo comentou com o namorado Murilo Benício, que mal acreditou quando soube que a Globo faria um remake da primeira novela que ele havia acompanhado. Bastou para que Guilhermina fizesse a ponte entre Murilo e Jorginho. Em seguida, Murilo foi escalado para protagonizar a trama de Maria Adelaide Amaral, adaptada da obra de Cassiano Gabus Mendes. "Fiz a fofoca boa quando vi os olhinhos do Murilo brilharem. Sempre tenho sorte com esses encontros na minha vida", vibrou.

Essa irreverência da atriz, que carrega um dos sobrenomes mais aristocráticos do país, parece ser a principal aliada de Guilhermina. Sempre com um leve sorriso no rosto, esta carioca que está prestes a completar 36 anos parece se confundir com Luísa. Independente, a personagem é daquelas mulheres maduras que nunca casaram ou tiveram filhos por opção. Prefere cuidar mais da carreira e aproveitar a vida. A personagem até se envolve com Edgard, papel de Caio Castro, que é fisgado por Luísa quando ainda é adolescente. No entanto, após sete anos juntos, a personagem de Guilhermina faz tudo para ele se casar com uma patricinha paulistana. "A Luísa quer o bem dele e deixa bem claro que ela não quer se amarrar. Ela é uma mulher batalhadora que não se veste de Chanel, mas consegue comprar roupas bacanas e é influente no mundo da moda", ressaltou.

Esse universo fashion é justamente um dos habitats de Guilhermina, que cresceu em São Paulo. Na capital paulistana, a atriz sempre se envolveu com profissionais da moda. "Sou amiga de estilistas, modelos, donos de agências. Meus irmãos e primos sempre namoraram com modelos e frequento as semanas de moda", enumerou, alisando a lateral de seus cabelos raspados com máquina, quase num estilo moicano.

O versátil visual moderno e os cabelos tosados conferem um ar mais radical para a personagem, que é uma das apostas da figurinista Marília Carneiro. "O figurino é todo monocromático, com muito preto, verde militar, bege, cinza, parece meu guarda-roupa. Quase nunca tenho usado estampas. Amei quando vi a arara (cabideiro usado em lojas de roupas) da Luísa. Ela veste aquelas roupas surradinhas chiques, mas carérrimas, sabe?", divertiu-se.

O bom humor de Guilhermina também se deve a um fator raro em sua carreira: atuar em uma trama desde o início. Antes de Caras &Bocas, ela fez diversas participações em outras novelas, como Paraíso Tropical, onde entrou para tentar desestruturar o romance de Olavo e Bebel, papéis de Wagner Moura e Camila Pitanga. "Assim que me chamaram, pensei: 'Como assim? Vou entrar como uma menina chatinha e mimadinha para atrapalhar o casal que está bombando?'. Mas, por isso mesmo, achei bom porque era onde a novela pegava fogo", lembrou a atriz, que estreou na TV no SBT, em Antônio Alves, o Taxista. Nessa época, Guilhermina ainda era casada com o cantor Fábio Júnior, que vivia o protagonista da história. Dois anos depois, a atriz foi para a extinta Manchete atuar em Brida. Só em 2003 ela estreou na Globo, com Mulheres Apaixonadas, onde vivia a doce Rosinha. "Mas o meu trabalho preferido mesmo foi JK, com a Maggie. Em minissérie, a gente se dedica como no cinema. Cada cena tem de estar perfeita por ser menos industrial. Gosto disso", avaliou, com seu habitual sorriso de soslaio.

Formação americana
Guilhermina Guinle só teve certeza de que seguiria mesmo a carreira de atriz quando foi morar nos Estados Unidos. Depois de estudar por muitos anos em escolas americanas, foi continuar os estudos em Boston, onde cursou faculdade de Arte Dramática na Boston University e na Emerson College. "Aprendi de tudo, desde figurino, literatura americana, canto", enumerou. Foram mais de três anos de cursos até que a atriz desistiu da rotina estrangeira para voltar ao Brasil. "Não aguentava enfrentar um inverno que chegava a 25 graus negativos. Voltava para o Brasil apenas nas férias, até que decidi ficar de vez. Era muito nova. Mas sempre tive um exemplo em casa da minha mãe, que sempre trabalhou no que queria. Por isso fui atrás do que me dava prazer", explicou.

Instantâneas
# Para manter a forma, Guilhermina Guinle pratica pilates quatro vezes por semana.

# A atriz já contracenou com Wagner Moura três vezes na TV. A primeira foi em A Lua me Disse, quando interpretavam primos. Em seguida, foi na minissérie JK e na novela Paraíso Tropical.

# A estreia de Guilhermina no teatro foi com a peça Entre Amigas, de Eduardo Martini, em 1995.

# A atriz atuou em três longas. Protagonizou o filme Inesquecível, de Paulo Sérgio Almeida, em 2007. Em 2008, fez Sexo Com Amor, de Wolf Maya e, no ano seguinte, participou de O Inventor de Sonhos, de Ricardo Nauemberg.
fonte;terra

Nenhum comentário: