sábado, 17 de julho de 2010

Santa Cruz e outros clubes tradicionais estreiam na Série D

A Série D estreia neste sábado com o confronto entre São José-RS e Operário, às 15h30 (de Brasília). O torneio tem sua segunda edição em 2010 e contará com 40 clubes disputando apenas quatro vagas na Série C do ano que vem. Entre eles, alguns times de torcidas imensas, como Santa Cruz e Remo, e outros tradicionais em grandes estados brasileiros, como o América-RJ, o CSA e o Botafogo-SP.

A principal atração da competição fica por conta do tricolor pernambucano, que vive um verdadeiro inferno nos últimos anos com constantes rebaixamentos. É difícil de imaginar que um clube com tanta tradição no nordeste do País como o Santa Cruz, que estava na Série A ainda em 2006, vivesse uma situação como essa quatro anos depois.

Além disso, estão entre os participantes equipes que já disputaram a divisão de elite do futebol do Brasil e que devem lutar até o fim para conquistar novamente seu lugar ao sol. Integrantes de cinco regiões brasileiras vão brigar entre si pelos próximos quatro meses pelas quatro primeiras posições, que lhes renderá uma vaga na terceira divisão nacional de 2011.

Por isso, o Terra preparou um dossiê sobre o campeonato, com a lista dos jogos de estreia, a forma de disputa e informações sobre os principais clubes da competição.

Confira abaixo:

Forma de disputa:

Os 40 clubes serão divididos em dez grupos de quatro clubes regionais cada na primeira fase do torneio. Os dois líderes de cada chave avançam à etapa seguinte e jogam um mata-mata de ida e volta, classificando o clube vencedor de cada embate para o terceiro estágio.

Nessa fase, os dez clubes sobreviventes duelam em novo sistema de eliminação, onde irão se classificar às finais apenas os vencedores mais os três perdedores de melhor desempenho até então.

Finalmente, os oito restantes lutam por quatro vagas em jogos de quartas de final, onde os quatro que avançarem estarão automaticamente classificados à Série C de 2011. Os quatro times também continuarão brigando pelo título.

Santa Cruz:

Um dos mais tradicionais clubes do Nordeste vive um verdadeiro inferno astral. O Santa Cruz estava na Série A ainda em 2006, ano em que novamente foi rebaixado para a segunda divisão.

Todos esperavam que fosse apenas mais uma queda normal da equipe tricolor, que alternou participações entre as duas principais competições do futebol nacional ao longo dos anos. A equipe esteve em 20 torneios da Série A e em 17 na B e jamais havia saído de uma dessas duas divisões até 2007.

Nesse ano, o fatídico rebaixamento para a Série C surgiu como a maior decepção da história do clube de Recife, que mal imaginava que o fundo do poço ainda estava por vir.

Chegou a hora de o Santa Cruz juntar os cacos e almejar tempos melhores para um dos mais queridos clubes do Nordeste brasileiro, campeão de 24 Campeonatos Pernambucanos. Agora, a Série D é apenas o começo de uma longa caminhada de volta ao caminho das glórias.

E a "era do renascimento" parece finalmente ter chegado, principalmente após a gloriosa vitória sobre o Botafogo pela Copa do Brasil por 3 a 2, de virada, em pleno Engenhão.

América-RJ:

Chamado por muitos como "o quinto grande" do Rio de Janeiro, o América é um dos times mais amados no Brasil e um clube que já teve craques como Leônidas, Romário e Heleno de Freitas.

É certo que a equipe alvirrubra não disputa a elite do futebol nacional desde 1988, mas o sentimento dos torcedores americanos continua igual. Com seus 105 anos de vida, o time carioca já foi terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, em 1986, quando foi eliminado pelo São Paulo nas semifinais.

Remo:

Maior representante do Norte do País na competição, o Clube do Remo foi campeão da Série C ainda nesta década, em 2005, no que foi a maior conquista do time em âmbito nacional. No entanto, caiu de produção e foi rebaixado nos anos seguintes.

A torcida da equipe, que já foi 42 vezes campeã paraense e participou de 14 campeonatos da primeira divisão do Brasil e outros 21 da segunda, não aguenta mais ficar atrás do arquirrival Paysandu, que está uma divisão acima, na Série C.

Os Grupos:

Grupo 1:
América-AM
Cristal
Remo
Cametá-PA

Grupo 2:
Náuas-AC
Vilhena-RO
Mixto
Vila Aurora

Grupo 3:
JV Liberal-MA
Flamengo-PI
Guarany-CE
Sampaio Corrêa

Grupo 4:
Santa Cruz
CSA
Confiança
Potiguar

Grupo 5:
Central
Fluminense-BA
Treze
River Plate-SE

Grupo 6:
Ceilândia
Brasília
Botafogo-DF
Araguaína-TO

Grupo 7:
Camaçari
Rio Branco-ES
Uberaba
América-RJ

Grupo 8:
Madureira
Tupi
CENE-MS
Botafogo-SP

Grupo 9:
São José-RS
Operário-PR
Joinville
Oeste

Grupo 10:
Iraty
Pelotas
Marcílio Dias
Metropolitano

As partidas de estreia:

Sábado, 17 de julho de 2010

15h30 - São José-RS x Operário
16h00 - Marcílio Dias-SC x Metropolitano-SC

Domingo, 18 de julho de 2010

15h00 - Madureira x Tupi
15h00 - Iraty x Pelotas
16h00 - Ceilândia x Brasília
16h00 - Camaçari x Rio Branco-ES
16h00 - Central x Fluminense-BA
16h00 - Santa Cruz-PE x CSA
16h00 - Uberaba x América-RJ
16h00 - Confiança-SE x Potiguar de Mossoró
16h00 - Treze-PB x River Plate-SE
16h00 - Joinville x Oeste
16h30 - Guarany-CE x Sampaio Correa-MA
17h00 - Lideral x Flamengo-PI
17h00 - América-AM x Cristal-AP
17h00 - Náuas x Vilhena
17h00 - CENE-MS x Botafogo-SP
17h00 - Mixto x Vila Aurora

Segunda-Feira, 19 de julho de 2010

20h30 - Remo x Cametá

Terça-Feira, 20 de julho de 2010

20h30 - Botafogo-DF x Araguaína
FONTE TERRA
O CANAL IBOPE VAI COBERTURA SERIE D

Nenhum comentário: