sábado, 17 de julho de 2010

Série C começa com boas equipes e duelo de campeões nacionais

A Série C começa neste sábado, às 16h, com o confronto entre Paysandu e Rio Branco-AC. A competição conta com alguns representantes bem conhecidos, inclusive com clubes que já foram campeões nacionais, além de tradicionais equipes do Norte e Nordeste do Brasil.

Entre os participantes, estão times que já disputaram a elite do futebol do País. Fortaleza, ABC, CRB, Criciúma, Juventude, Paysandu, entre outros, brigarão nos próximos meses por quatro vagas na segunda divisão brasileira da próxima temporada.

Por isso, o Terra preparou um resumo da competição, com a lista dos jogos de estreia, as formas de disputa e informações sobre os principais times do torneio.

Confira abaixo:

Forma de disputa:

As 20 equipes foram divididas em quatro grupos de cinco clubes cada, que jogam entre si em sistema de turno e returno. Os dois times que somarem mais pontos de cada chave nessa primeira fase avançam às quartas de final, na qual se enfrentam em partidas de ida e volta.

Os quatro classificados às semifinais estão automaticamente promovidos à Série B de 2011, mas continuam disputando o título através de duelos mata-mata.

Paysandu:

O clube já venceu 44 vezes o Campeonato Paraense e foi bicampeão da Série B do Brasileiro (em 1991 e 2001). Além disso, disputou a primeira divisão nacional em 21 oportunidades e possui troféus da Copa Norte e da Copa dos Campeões (ambos em 2002). Esse último, deu vaga ao clube de Belém na Copa Libertadores da América do ano seguinte.

A equipe chegou inclusive a se destacar na competição continental, ao golear o Cerro Porteño por 6 a 2, em Assunção, e ao vencer o Boca Juniors em pleno Estádio La Bombonera, por 1 a 0. Caiu bravamente nas oitavas de final do torneio, ao perder o jogo de volta para o time argentino por 4 a 2, no Pará.

Nos anos posteriores, o time azul celeste viveu um inferno astral e foi rebaixado por duas vezes seguidas. Em 2005, caiu para a Série B, e na temporada seguinte amargurou mais uma queda, desta vez para a terceira divisão nacional. Agora, o Paysandu espera retomar o caminho das glórias, especialmente após o título estadual no primeiro semestre deste ano.

Fortaleza:

O time cearense disputou a Série A em 15 oportunidades e possui 39 troféus do campeonato estadual. Em 2006, ainda ocupava um lugar na elite do futebol brasileiro, mas sofreu com equipes ruins nos últimos anos e acabou despencando à terceira divisão.

O Fortaleza agora espera fazer bonito no torneio nacional e, quem sabe, beliscar uma das quatro vagas na Série B de 2011, pois assistir de longe ao rival Ceará triunfar na Série A (o time alvinegro é o vice-líder da competição) é demais para os coração do time tricolor.

Juventude:

O time do Rio Grande do Sul era figurinha tarimbada na Série A até um tempo atrás. A equipe alviverde marcou presença na elite do Brasil de 1995 a 2007 (além de 77, 78 e 79), temporada em que amargurou seu primeiro rebaixamento em 13 anos.

Campeão da Copa do Brasil em 1999, a equipe de Caxias do Sul também levantou o troféu da Série B em 1994. Tradicional, o Juventude espera em breve voltar a figurar entre as principais equipes gaúchas.

Criciúma:

Outro campeão nacional presente na terceira divisão, o Criciúma é uma das equipes com mais tradições nesse certame. Campeão da Copa do Brasil em 1991, a equipe também levantou o troféu da Série B (em 2002 e em 1986, mas esse ano não é reconhecido pela CBF) e da Série C (2006).

Apenas quatro anos depois, a equipe amarela - que disputou a primeira divisão em 11 oportunidades - está de volta ao terceiro degrau do futebol brasileiro, e ainda sofre com o sucesso dos rivais Avaí (Série A) e Figueirense (B), que tem obtido maiores destaques nos últimos anos.

ABC:

Maior campeão estadual do País, com 51 títulos do Campeonato Potiguar, o ABC alterna suas participações entre as Séries B e C. São 14 presenças na segunda divisão e oito na terceira (contando com 2010). Na primeira, foram sete, a última em 1985.

Gama:

Fundado em 1975, o Gama esteve na primeira divisão do Brasil em apenas seis oportunidades. Disputou a competição quatro anos seguidos, de 1999 a 2002, quando foi rebaixado. A equipe levantou o caneco da Série B em 1998, ano em que bateu o Botafogo-SP na decisão.

CRB:

O CRB não fez valer sua tradição na Série B e foi rebaixado em 2008. A equipe disputou o torneio 23 vezes, mas amargura a C desde o ano passado. O time alvirrubro espera retornar finalmente à sua "segunda casa" na temporada que vem.

Os demais participantes e os Grupos do torneio:

Grupo A:
Paysandu
Rio-Branco-AC
Fortaleza
Águia de Marabá
São Raimundo-PA

Grupo B:
ABC
CRB
Alecrim
Salgueiro
Campinense

Grupo C:
Gama
Macaé
Luverdense
Ituiutaba
Marília

Grupo D:
Juventude
Criciúma
Brasil-RS
Caxias
Chapecoense

As partidas de estreia:

Sábado, 17 de julho de 2010

16h - Paysandu-PA x Rio Branco-AC
20h - Brasil de Pelotas x Caxias

Domingo, 18 de julho de 2010

16h - Fortaleza x Águia de Marabá
16h - Salgueiro x Alecrim
16h - Gama x Macaé
16h - Juventude x Criciúma
17h - ABC x CRB
19h - Luverdense x Ituiutaba
CANAL IBOPE VAI COBERTURA SERIE C

Nenhum comentário: