sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Atriz de 'Passione' garante reviravolta a partir do capítulo 100

Bianca Bin passou anos fazendo testes para trabalhar como modelo em São Paulo, mas nunca conseguiu. No entanto, no primeiro teste que fez para a atriz, para integrar a Oficina de Atores da Globo, passou de primeira. Também foi aprovada imediatamente no teste para protagonista de Malhação e, em seguida, para seu primeiro papel de destaque numa novela das oito. Aos 19 anos, esta paulista de Jundiaí criada em Itu, cidades do interior de São Paulo, nem chega a se espantar com a facilidade com que os trabalhos foram surgindo em sua trajetória. Com um semblante suave, mas com voz firme, a descendente de italianos demonstra uma maturidade de veterana quando disseca sua composição para Fátima, a adolescente rebelde de Passione. Há pouco a personagem descobriu que sua mãe não era a Candê, de Vera Holtz, mas a tímida Felícia, vivida por Larissa Maciel. "Me animei com as nuances e os diversos desenhos da personagem. Mas cuido desse papel da mesma forma que fiz com a Marina, de Malhação, com a mesma intensidade", avaliou.

Depois de um período conturbado da personagem, quando abortou o filho de Danilo, de Cauã Reymond, Bianca se concentra em continuar passando dramaticidade, mesmo em cenas mais amenas. O que mais impressionou a atriz nos últimos tempos foi o retorno do público. "Foram cenas de muita intensidade, que me exigiam muita concentração. Nosso corpo não difere a adrenalina de verdade com a de mentira, passada pelo personagem", acredita a atriz, que ressalta a relevância de mostrar o sofrimento de Fátima com uma gravidez indesejada. "Serviu para alarmar as meninas não só da gravidez, mas de uma doença. Muitas mães têm vindo conversar comigo nas ruas sobre isso", orgulha-se.

Para viver a rebelde que mora no Tatuapé, região da Zona Leste de São Paulo, Bianca passou dias circulando pelo bairro, observando meninas nos shoppings, nas praças e nas ruas para captar o modo que as adolescentes falavam e se comportavam. "Ela é uma garota que realmente dá trabalho. Passa a noite na balada, dorme fora. Mas agora ela está um pouco mais quieta", analisou a atriz, como se tivesse idade para ser mãe da personagem.

Na verdade, a vivência de Bianca parece ter sido maior que sua pouca idade. Decidida a ser atriz desde a infância, quando começou a fazer aulas de teatro no colégio, resolveu que iria mudar para a capital paulista para se profissionalizar. Aos 16 anos, mesmo antes de completar a maioridade, Bianca arrumou as malas e partiu para São Paulo para dividir apartamento com três meninas e estudar Artes Cênicas. "Sempre fui pé no chão, realista. Só foco no que é concreto e não faço muitos planos. Mas tive a sorte da minha família sempre me apoiar nas decisões", ressaltou, antes de emendar. "Acho engraçado a minha família ser um pouco parecida com a da Fátima. Lá em casa tudo é emoção, nunca razão. Tudo é tão dramático que as coisas são resolvidas no grito", comparou, aos risos.

Morando no Rio há dois anos, desde que veio para a cidade cursar a Oficina de Atores da Globo, Bianca assegura que não pensa em voltar a viver em São Paulo. Com contrato por obra na Globo, os planos da atriz têm se dividido em dar conta das peripécias da personagem em Passione e, em breve, prestar vestibular para Artes Cênicas, Cinema ou Psicologia. Bianca chegou até a pensar em cursar faculdade enquanto atuava como protagonista de Malhação, no ano passado. Mas logo desistiu, pois a rotina de gravações era de segunda a sábado. "Estou tranquila. Penso em uma coisa de cada vez. Agora estou preocupada mesmo é com a novela. O Silvio de Abreu falou que, a partir do capítulo 100, a novela vai nos surpreender porque será totalmente diferente do que a gente imaginava", avisou.

Mudança de hábito
Bianca Bin nunca teve de se preocupar com as medidas de seu corpo mignon. Com aparência frágil e delicada, a atriz foi criada com macarronada nos almoços de domingo e muitos outros carboidratos nas receitas italianas de sua família do interior de São Paulo. Mas, assim que se mudou para o Rio, começou a cuidar da alimentação e passou a comer arroz integral, verduras e a evitar frituras. "Estou numa fase complicada, cheia de espinhas no rosto. Tenho visto até umas gordurinhas quando assisto a novela. Preciso me cuidar", exagerou a atriz, que comprou uma bicicleta para se exercitar nas horas vagas na praia da Barra, bairro onde mora, no Rio. "Não suporto academia. Seria uma tortura ter de malhar. Com a bicicleta, cuido do corpo e faço uma terapia ao mesmo tempo", explicou.

Instantâneas
# Bianca Bin nunca chegou a atuar profissionalmente no teatro. No entanto, já participou de uma montagem amadora de A Gaivota, do dramaturgo russo Anton Tchekhov.
# Assim que se mudou para São Paulo, a atriz cursou aulas de Artes Cênicas no Teatro Escola Célia Helena.
# Quando atuou em Malhação, Bianca teve de fazer diversas sessões de fonoaudiologia para tirar o sotaque paulista. No entanto, com Passione, a atriz teve de recuperar parte de seu sotaque para a personagem. "A Vera Holtz, que também é do interior de São Paulo, diz que somos 'pé de barro'", divertiu-se.
# Para viver a Marina, em Malhação, a atriz teve de usar aplique nos cabelos por um bom tempo até que seu cabelo crescesse para a personagem.
Terra

Nenhum comentário: