segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sobre desenho com Tom e Jerry


Tom and Jerry é um conjunto de séries animadas de curta-metragens criada por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, cujo o tema é a eterna rivalidade entre um gato doméstico (Tom) e um rato (Jerry).

Índice [esconder]
1 Trama e formato
2 História
2.1 A Era Hanna-Barbera (1940-1958)
2.2 A Era Gene Deitch (1960-1962)
2.3 A Era Chuck Jones (1963-1967)
3 Televisão
4 Novo proprietário
5 Personagens
6 Polêmicas envolvendo Tom e Jerry
7 Filmografia
7.1 Curtas-metragens
8 Filme
8.1 Séries de televisão
8.2 Filmes
8.3 Filmes para a televisão
8.4 Videogames
9 Referências
10 Ligações externas

[editar] Trama e formato
O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez. As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhados por boa trilha sonora. Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato. Alguns personagens também marcam presença na trama como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

Depois de 1953, todos os desenhos de Tom & Jerry foram criados e produzidos no formato Academy Ratio; desde 1953 até 1956 alguns dos desenhos foram produzidos no formato Academy e no processo Widescreen Cinemascope.Desde 1956 até o fechamento do estúdio de animacão da MGM um ano depois, todos os desenhos animados de Tom & Jerry foram compativeis também no formato Academy Widescreen. Todos os desenhos de Hanna-Barbera foram produzidos em Technicolor; os trabalhos dos anos 1960 foram feitos em Metrocolor.

Tom & Jerry inspirou uma versão em humor negro e sádica dentro de “Os Simpsons” chamada de “Comichão & Coçadinha” (Itchy & Scratchy).

[editar] História
[editar] A Era Hanna-Barbera (1940-1958)

Uma cena do curta "Puss Gets the Boot", o primeiro desenho animado de Tom e Jerry.A dupla começou em um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os cinemas em fevereiro de 1940. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry ainda não tinha um nome. Somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, quando a MGM Cartoon Studio (local onde os desenhos eram produzidos) foi fechada, causando o fim do desenho original. O último dos 114 episódios foi lançado em 1958. A série original ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes.

[editar] A Era Gene Deitch (1960-1962)
Em 1960, a MGM decidiu produzir novos curtas de Tom & Jerry, então, o produtor William L. Snyder fez um acordo com o diretor Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films para continuar a produzir o desenho em Praga, na Checoslováquia. Foram ao todo, produzidos 13 curtas pela Rembrandt Films.

Os desenhos produzidos por William Snyder e Gene Deitch foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, misturando motion blur com movimentos dos personagens extremante exagerados, adição efeitos sonoros bizarros e utilização excessiva de reverberação, além de diversas enfatizações gráficas.

Como eram produzidos na chamada Cortina de Ferro, não constava nos créditos no fim dos desenhos a frase "Made in Hollywood, USA", mas sim "A MGM Cartoon", numa tentativa de esconder o local da produção.

[editar] A Era Chuck Jones (1963-1967)
Depois que o último desenho produzido por Deitch foi lançado, Chuck Jones que tinha sido despedido da Warner Bros. Cartoons após trabalhar lá mais de trinta anos, iniciou o seu próprio estúdio de animação, a Sib Tower 12 Productions com seu amigo Les Goldman. Então, a MGM contratou ele e seu estúdio para produzir os novos desenhos da série. Ao todo, a Sib Tower produziu 34 curtas entre 1963 e 1967.

Jones fez diversas adaptações nos personagens, mudando as suas personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, que teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série original, e Jerry, que teve os olhos aumentados e orelha mais arredondada. O leão da MGM na abertura dos curtas foi substituido por Tom, tentando imitar os seus gemidos.

A MGM parou a produção de Tom & Jerry em 1967 época em que já tinha comprado a Sib Tower 12 renomeado-a de MGM Animation/Visual Arts.

[editar] Televisão
Desde 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na televisão. A personagem que representa a dona de Tom foi substituida em alguns episódios por uma mulher branca e magra, além de ter sua voz substituida por um tom mais suave. Grande parte das cenas de violência também foi retirada para versão exibida no Reino Unido.

[editar] Novo proprietário
Em 1986, a MGM foi comprada pelo fundador da WTBS, Ted Turner. Turner, vendeu a empresa alguns anos mais tarde, mas continuou com direitos de Tom & Jerry, tornando propriedade da Turner Entertainment.

[editar] Personagens
Ver artigo principal: Personagens de Tom & Jerry
Tom é um gato doméstico azul ou cinza, dependendo do cartoon (a cor da pele de Tom é perto daquela da raça azul Russian dos gatos), que vive uma vida boa, enquanto Jerry é um rato marrom pequeno que vive sempre na proximidade dele. Tom é muito rápido, moderado e fino-descascado, enquanto Jerry é independente e oportunista. Apesar de ser muito energético e determinado, Tom é carente de inteligência e esperteza. Uma característica nos episódios é que Jerry geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto Tom é o perdedor. Entretanto, outros resultados podem ser alcançados; em ocasiões raras, quando Jerry atua como o instigador, há triunfos de Tom. Às vezes, ironicamente, ambos perdem ou ambos, em casos mais extremos, terminam amigos (Heavenly Puss e Triplet Trouble). Mas ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que demonstra em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro.

Entretanto, dependendo do cartoon, sempre que um dos personagens parecer estar em uma situação de perigo por um inimigo extra, o outro fará o possível para tira-lo dessa situação. E também quando ambos encontram um inimigo em comum, quase sempre trabalham juntos para derrotá-lo. Não muito frequente, Tom e Jerry as vezes falam. Tom, o mais famoso, canta ao "wooing" para as fêmeas; por exemplo. O co-diretor William Hanna forneceu a maioria dos efeitos vocais para a dupla, incluindo o famoso grito de dor do Tom (criado e gravado do grito de Hanna, eliminando o começo e final da gravação, deixando somente a parte a mais forte do grito no efeito-sonoro).

A única outra vocalização razoavelmente comum é feita por Tom quando em alguma situação extrema, mas quase inevitável, acontece algo irônico com o gato. Tom com sono e golpeado parece dizer assombrado, ecoando a voz “não acredites nisso!”. Num dos episódios de 1956, toda a história é narrada por Jerry.

[editar] Polêmicas envolvendo Tom e Jerry
Tal como a maioria das séries animadas produzidas nas décadas de 1940, 1950 e 1960, Tom & Jerry não é considerado politicamente correto. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo.[1] Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios.

Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.[2]

[editar] Filmografia
[editar] Curtas-metragens
No Brasil, os desenhos de Tom e Jerry já foram exibidos na televisão aberta e na televisão por assinatura. Na televisão aberta, são exibidos exclusivamente pelo SBT. Na televisão por assinatura, são exibidos pelo Cartoon Network.

Alguns desenhos dos anos 40 e 50, assim como os curtas produzidos na Rembrandt, Sib Tower e Filmation foram dublados no Brasil pela BKS. Os demais desenhos clássicos, em versão simplificada para a TV e com créditos no final, foram dublados pela Cinecastro, sendo estes, os primeiros a chegarem ao país.

[editar] Filme
Em 1992, foi lançado o filme Tom and Jerry: The Movie, onde Tom e Jerry ajudam uma menina a encontrar seu pai e fugir de sua malvada tia.

Artigo principal: Lista de curtas-metragens de Tom e Jerry

Vencedores do Oscar de melhor curta de animação:

1943: The Yankee Doodle Mouse
1944: Mouse Trouble
1945: Quiet Please!
1946: The Cat Concerto
1948: The Little Orphan
1951: The Two Mouseketeers
1952: Johann Mouse
Nomeados ao Oscar de melhor curta de animação, mas não venceram:

1940: Puss Gets the Boot
1941: The Night Before Christmas (Tom y Jerry)
1947: Dr. Jekyll and Mr. Mouse
1949: Hatch Up Your Troubles
1950: Jerry's Cousin
1954: Touché, Pussy Cat!
Nomeados ao Annie Award de melhor animação, mas não venceram:

1946: Springtime for Thomas
1955: That's My Mommy
1956: Muscle Beach Tom
2005: The KarateGuard
[editar] Séries de televisão
The Tom and Jerry Show (ABC, 1975–1977)
The Tom and Jerry Comedy Show (CBS, 1980–1982)
The Tom and Jerry Hour (Nickelodeon, 1981–1984/Toon Disney, 1999–present)
Tom and Jerry Kids Show (Cartoon Network, 1990–1995)
Tom and Jerry Tales (WB/CW, 2006–2008)
[editar] Filmes
Anchors Aweigh (film) (MGM, 1945)
Dangerous When Wet (MGM, 1953)
Tom and Jerry: The Movie (Miramax, 1993)
[editar] Filmes para a televisão
Tom e Jerry: O Anel Mágico (Tom and Jerry: The Magic Ring) (Warner Home Video, 2001)
Tom e Jerry: Rumo á Marte (Tom and Jerry: Blast Off to Mars) (Warner Home Video, 2005)
Tom e Jerry: Velozes e Ferozes (Tom e Jerry and the Fast and the Furry) (Warner Home Video, 2005)
Tom e Jerry: Em Busca do Tesouro(Tom e Jerry: Shiver Me Whiskers) (Warner Home Video, 2006)
Tom e Jerry: O Quebra Nozes (Tom e Jerry: A Nutcracker Tale) (Warner Home Video, 2007)
Tom e Jerry: Uma Pequena Aprendizagem (Tom and Jerry: A Little Learning) (Warner Home Video, 2008)
[editar] Videogames
Tom and Jerry (video game) para Nintendo Entertainment System
Tom and Jerry: The Movie (video game) para Sega Master System e Sega Game Gear
Tom and Jerry para Game Boy
Tom & Jerry para PC
Tom and Jerry para Super Nintendo e Sega Genesis
Tom & Jerry: Hunting High and Low para Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, e Commodore 64
Tom & Jerry: Frantic Antics para Game Boy, Sega Genesis
Tom and Jerry: Mouse Attacks para Game Boy Color
Tom and Jerry: Infurnal Escape para Game Boy Advance
Tom and Jerry: The Magic Ring para Game Boy Advance
Tom and Jerry: Mouse Hunt para Game Boy Color
Tom and Jerry Fighting Games
Tom and Jerry: War of the Whiskers para PlayStation 2, Xbox, e Nintendo GameCube
Tom and Jerry in Fists of Furry para Nintendo 64 e PC
Tom and Jerry: House Trap para PlayStation e Game Boy Color
Tom and Jerry Tales (video game) para Nintendo DS
Tom and Jerry Cheese Chase para Mobile phone
Tom and Jerry Food Fight para Mobile phone
aTom & Jerry Cat-astrophea para PC
aTom & Jerry Refriger-Raidersa no www.cartoonnetwork.com
Tom and Jerry Pinball Pursuit (Publisher: Glu Mobile) para Mobile phone
segundas ate sextas 12h30BY Luiz Junior
wikipedia

Nenhum comentário: