domingo, 15 de agosto de 2010

Time Brasil estreia em quatro modalidades em Cingapura


O Time Brasil terá mais quatro modalidades estreando nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. O triatlo e o basquete feminino iniciam suas campanhas na noite deste domingo, dia 15. Esgrima e ginástica artística começam, nesta segunda-feira, dia 16, suas participações na competição.

Vem de Fortaleza o representante do triatlo brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. Iuri Venuto, de 18 anos, traz na bagagem uma origem humilde e a esperança de vencer no esporte. Proveniente de um projeto social, o cearense que começou no esporte por brincadeira, compete , no domingo, dia 15, às 22hs, em busca de uma inédita medalha olímpica para a modalidade. Iuri participa da prova individual e do revezamento no dia seguinte, quando sua equipe será formada por atletas do continente americano.

Fruto da nova geração da modalidade, Iuri já é visto como uma das promessas do triatlo para o futuro. Tanto é que já faz parte do projeto Rio 2016 da Confederação Brasileira de Triatlo, que custeia suas viagens e despesas nas competições internacionais. "O triatlo surgiu na minha vida bem cedo. Comecei sem grandes pretensões, mas logo resolvi levar o esporte a sério, e quando olho para trás vejo que tudo valeu a pena. Quando me classifiquei, tive a sensação de dever cumprido, pois treinei duro para essa prova que era meu grande objetivo nesse ano. Agora, quero representar muito bem o meu país e se possível conquistar uma medalha", afirma Iuri.

No basquete, o sistema de jogo será um dos mais diferenciados. Os atletas utilizam apenas a metade da quadra do jogo convencional. As regras são as do basquete de rua, com três titulares e um no banco para substituição. O jogo é dividido em dois períodos de cinco minutos. O time vencedor será o que somar 33 pontos, independente do tempo, ou aquele que tiver o maior placar ao término da partida, que terá três períodos de cinco minutos. Em caso de empate, prorrogação.

O Brasil, representado pela equipe feminina, estreia contra a República Checa, às 23 horas, deste domingo, dia 15. O país está no grupo C e enfrentará ainda a Tailândia no dia 17, a China, dia 18, e Mali, no dia seguinte. A forma de disputa fez com que a Seleção Brasileira se adaptasse a um novo estilo de jogo, mais voltado à velocidade. "O grande desafio para essa idade é ter leitura de jogo. Leitura de jogo é entender melhor o que acontece dentro de quadra. É um grupo que está se preparando muito para se adaptar às novas regras. Elas não estão acostumadas, mas estamos treinando para elas se adaptarem e já estamos conseguindo um bom resultado em relação a consciência do que elas devem fazer dentro de quadra. Será um desafio e as atuações individuais serão fundamentais", explicou Guilherme Vos, treinador da Seleção Brasileira.

Segunda - Competindo na categoria espada, o jovem Guilherme Melaragno, de 18 anos, treina habitualmente com o russo Miakotykh Guennady, que comandou a equipe da antiga União Soviética, dona de diversas medalhas olímpicas nos anos 80. O esgrimista paulista espera conseguir um bom desempenho, de acordo com os ensinamentos e as técnicas transmitidas por seu treinador europeu. A competição de esgrima começa à 1h.

Na ginástica artística, o Brasil terá Harumi Maruki Freitas e Arthur Nory Oyakawa Mariano como representantes. As disputas da ginástica têm início às 2h30

Nenhum comentário: