terça-feira, 21 de setembro de 2010

Íris Abravanel

Íris Abravanel é uma empresária e autora de telenovelas brasileira, notória a partir de seu casamento com o empresário e comunicador Silvio Santos, em 1978[1]. Com Silvio ela teve quatro filhas (Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata Abravanel) e é proprietária da empresa Sister's in Law e diretora da empresa de cosméticos Jequiti, linha de produtos do Grupo Silvio Santos.Carreira
Em 2008, aproveitando que o SBT decidiu relançar seu núcleo de teledramaturgia, Íris se lançou como autora de telenovelas, tendo por supervisor de seu texto o autor Yves Dumont. Sua primeira novela se chamou Revelação e só foi levada ao ar após o término integral de sua gravação.

Em 2009, Íris retorna à roteirização, desta vez adaptando os textos radiofônicos de Janete Clair, cujos direitos foram comprados recentemente pelo SBT. Desta vez, a direção da obra está nas mãos do conhecido diretor Del Rangel.[2].

Atualmente, trabalha em sua próxima novela do SBT, Corações Feridos [3], que está prevista para ir ao ar logo após Uma Rosa com Amor[4].

Trabalhos na Televisão
Telenovelas

Trabalho Ano Emissora Escalação Parceiros Titulares
Vende-se um Véu de Noiva 2009 SBT autora principal
adaptação Jacqueline Vargas
Yoya Wursch
Revelação 2008 SBT autora principal
adaptação Thereza di Giácomo
Yves Dumont

Casamento
Íris e Silvio Santos se casaram em 1970, um ano após a morte de Maria Aparecida Abravanel, a primeira esposa do apresentador.

Nenhum comentário: