segunda-feira, 5 de julho de 2010

Após crise entre Dunga e Globo, Ricardo Teixeira visita Galvão Bueno


Depois da crise entre o técnico Dunga e a Rede Globo durante a participação do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, visitou o programa o narrador Galvão Bueno no programa Bem Amigos do canal SporTV, nesta segunda-feira. Um dia pós o anúncio da demissão de Dunga.

Teixeira foi até o estúdio da Rede Globo, localizado no IBC, onde ficam as emissoras com direito de transmissão da Copa, e concedeu entrevista exclusiva ao programa do apresentador e narrador na Sportv, canal que faz parte da Rede Globo.

No programa, o dirigente manifestou o desejo de renovar a Seleção e preparar um time "jovem" para representar o País no Mundial de 2014 no Brasil. Dentre outros assuntos, ainda afirmou que tem urgência em acertar a contratação do substituto de Dunga e reconheceu que as atitudes do agora ex-treinador da equipe podem ter contribuído para o nervosismo dos jogadores.

Teixeira, que também é presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 e membro do Comitê Executivo da Fifa, ficou na África do Sul para tratar de assuntos referentes à entidade máxima do futebol e à edição do Mundial no Brasil. O dirigente receberá na próxima quinta-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o comandante da Fifa, Josph Blatter, para o anúncio do logo oficial da Copa de 2014.

O estopim da briga entre Dunga e a Rede Globo aconteceu depois da vitória brasileira sobre a Costa do Marfim, por 3 a 1, na segunda rodada do Mundial. O treinador interrompeu a entrevista coletiva que concedia no estádio Soccer City para discutir com o apresentador Alex Escobar. Chegou a murmurar alguns xingamentos ao integrante da Globo.

Em repúdio à atitude do comandante da Seleção Brasileira, o apresentador Tadeu Schmidt fez críticas declaradas a Dunga durante exibição do Fantástico no mesmo dia. Em um tom de editorial, Schmidt afirmou que "o técnico Dunga, no comando da seleção há quase quatro anos, não apresenta nas entrevistas comportamento compatível com a imagem de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência usa frases grosseiras e irônicas. Hoje depois de uma vitória incontestável mais uma vez foi assim".

Às vésperas do jogo contra Portugal, partida seguinte a da Costa do Marfim, Dunga colocou panos quentes na situação, pedindo desculpas à torcida pelo seu comportamento, mas sem se retratar publicamente à TV Globo. A emissora, então, passou a adotar um discurso mais discreto ao falar do treinador.

Porém, no jogo de eliminação da Seleção na Copa, na derrota para a Holanda, o narrador Galvão Bueno voltou a fazer críticas a Dunga. Em comparação com a Copa de 2006, Galvão disse que aconteceram exageros nos dois torneios. "Exageros nunca são bons, nem de um lado, nem por outro. O Maicon reclamou que se sentia preso...".

O narrador disse ainda que o Brasil "pecou" por não perceber que a eliminação era um "filme anunciado". "O que incomoda é que o roteiro (eliminação) parecia determinado. A preocupação muito grande era se o Felipe Melo seria expulso. Quantas pessoas falaram isso? E quantas pediram alguém diferenciado, que não fosse qualquer substituição?", reclamou novamente.

Na exibição do Fantástico de ontem, dia do anúncio da saída de Dunga do comando da Seleção, a Globo utilizou do recurso da leitura labial para mostrar todas as ações e falas do treinador em campo na derrota para os holandeses, expondo Dunga em diversos momentos.

Nenhum comentário: