quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cenas de brigas e discussões complementam 'Na Forma da Lei'


Tiroteios, assassinatos e perseguições policiais são ingredientes básicos do seriado Na Forma da Lei. Mas as sequências de ação não são as únicas que resumem o clima tenso e conflituoso que caracteriza a produção da Globo. Tanto que, até nas cenas aparentemente mais calmas, gravadas nos estúdios do Projac, os desentendimentos e discussões entre os personagens são intensos. É o que acontece no sétimo episódio do seriado, que vai ao ar no dia 27, quando o senador João Carlos Viegas, interpretado por Luís Mello, deixa a esposa Eunice, de Ângela Vieira, indignada ao determinar que a mulher e o filho do falecido capanga Anselmo, de Jackson Costa, vão morar na mansão da família. "É um seriado de ação, mas não é só isso. Há uma parte que me interessa muito, que são as relações humanas, decepções e amores interrompidos", contou o diretor Wolf Maya, que diz ter gravado quase 30% do seriado no cenário da casa do senador Viegas.

Na cena, Eunice chega à sala de estar da mansão da família e se assusta ao encontrar Nazaré e Jesuíno, vividos por Flávia Pyramo e Dário Delcarro, mulher e filho de Anselmo. Ao cobrar uma satisfação de João Carlos, o senador avisa à esposa que a viúva do capanga será a nova empregada da casa, e morará no local junto com o filho. Eunice, que ainda não sabe que Anselmo era filho de João Carlos, fica indignada com a decisão do marido e os dois têm uma discussão séria. A briga, por sua vez, vai estimular uma mudança importante no perfil da personagem. "A Eunice sempre soube das atrocidades do marido e se manteve fiel a ele. Mas depois que descobre um segredo, ela toma uma atitude que mostra outro lado dela. Não achei que a personagem chegaria a esse extremo", adiantou Ângela.

Apesar do clima pesado das cenas, os atores driblam o cansaço das muitas horas de gravação com bom humor. E nem mesmo as incontáveis repetições para ajustar a luz, os diálogos e as marcações conseguem tirá-los do sério. "Eu só quero saber se me escondo atrás do cabelo da Ângela", brincou um descontraído Luís Mello, fazendo piada com o cabelo volumoso da colega de elenco, que sorri e ajeita as madeixas. O visual de Ângela é motivo de brincadeiras por parte da própria atriz, que diz nem ter tido coragem de sair dos estúdios caracterizada. "Parece uma homenagem à Aracy Balabanian em Sai de Baixo. Ninguém acredita, mas esse cabelo foi inspirado no último desfile da Channel. Há alguns meses, tinha muita gente com esse cabeção", divertiu-se.

Após uma chamada do diretor Wolf Maya, os atores voltam a exibir os semblantes sérios e se preparam para gravar uma cena em que Maria Clara, personagem de Carolina Ferraz, chega à casa dos sogros para conversar com Eunice, que desabafa sobre seus desentendimentos com João Carlos. À vontade, Carolina chega para ensaiar a cena antes de se maquiar, vestindo um roupão, e sempre falante. "A equipe toda eu já conheço. É fácil trabalhar quando você é amiga das pessoas", elogiou a atriz, que também fez leituras de núcleo cinco vezes ao lado do elenco e dos diretores. "O seriado tem tempo e custos muito menores do que uma novela. O que ganhei foi uma preparação mais teatral, com tempo para fazer leituras. Há esse requinte de produção", explicou Wolf.

Na Forma da Lei - Globo - Terças, às 22h40.

fonte;terra

Nenhum comentário: