segunda-feira, 5 de julho de 2010

Copa do Mundo, oitavas e quartas-de-final: exclusividades garantidas em contrato

A trajetória de Dunga à frente da Seleção Brasileira, encerrada no último domingo (4) por comunicado oficial publicado no site oficial da CBF, foi marcada pelo fim dos "exclusivismos" tradicionais à Rede Globo na cobertura do escrete pentacampeão mundial.

Mas na última semana, em seu blog no UOL, o jornalista Erich Beting trouxe um pulo do gato que fez diferença: a Globo tem uma cláusula no contrato de transmissão da Copa que lhe permite entrevistar com exclusividade jogadores da Seleção durante as partidas - e isso Dunga não permitia, nem para ela e nem para ninguém. Como é uma das principais parceiras comerciais da FIFA - para quem paga cerca de US$ 180 milhões pelos direitos em TVs aberta e fechada, mais Internet (um dos valores mais altos no mundo), o contrato tem de ser benéfico para as duas partes. Isto explica, por exemplo, após Brasil x Chile, a Globo/Sportv conseguir exclusivas, enquanto Band, BandSports e ESPN Brasil não tinham este direito.


Plantão médico (já misturei as séries mesmo...)

Dra. Meredith Grey, protagonista da série "Grey's Anatomy", tá no canal errado. Não é no SBT que ela deveria aparecer e sim na Globo. Senão, vejamos simplesmente o que aconteceu na última semana: Galvão Bueno prestes a perder a voz no meio de Holanda x Brasil, tanto que virou um assunto tão comentado quanto o jogo em si (e quase que chegava a ser bizarra a diferença de seu fiapo de voz para a potência máxima empregada por Luciano do Valle na Bandeirantes, ficando apenas nos canais abertos); Tino Marcos ficou gripado e "atuou no sacrifício"; Glenda Kozlowski também se gripou e não teve a mesma sorte, sendo substituída por Alex Escobar em suas funções; e só para parecer um "epidemia marinhal", mesmo não enviado para a Copa, o repórter Andrei Kampff também se gripou na última semana, e neste fim de semana, José Ilan (ex-TV Globo, hoje no GloboEsporte.com) também... você já sabe. Ou seja, Dra. Meredith faria uma festa atendendo tanta gente "numa sentada só".

Bafafá bancado, bafafá desmentido
Cacau Menezes, colunista do Diário Catarinense e do "Jornal do Almoço" da RBS TV de Florianópolis, informou que teria havido um bate-boca muito feio no centro de imprensa do estádio de Porto Elizabeth, na África do Sul, entre Galvão e Juca Kfouri, antes do jogo de sexta-feira (2), com dedo no rosto e palavrões de ambos os lados, que só não foi pro corpo-a-corpo por intervenção do Arnaldo Cezar Coelho. Depois, o Juca respondeu no seu blog - sem citar o Cacau - que nada aconteceu entre ele e o Galvão e que apenas os dois não se cumprimentaram, como acontece há cinco anos, desde que o narrador disse numa transmissão que se a fórmula de pontos corridos fosse boa a Copa do Mundo seria disputada assim, daí o comentarista escreveu que dizer isso na Globo era intelectualmente desonesto pois uma Copa em pontos corridos e 32 seleções precisaria de um ano para ser disputada, e Galvão se ofendeu e ele e o Juca não se cumprimentam mais nas raras ocasiões em que se encontram. Entendo...

Vai permanecer

Milton Neves anunciou que o "Band Mania" vai continuar no ar depois da Copa do Mundo, às segundas-feiras e talvez também às quintas. Denílson será contratado e permanecerá, mas dois novos componentes serão buscados após a final do torneio, pois Emerson deve ser gerente de futebol do Flamengo e Vampeta obrigatoriamente terá de sair pois será candidato a deputado federal por SP. Segundo o Milton, o programa tem ido bem às segundas-feiras na Grande São Paulo, recebendo com 0 ponto do "Show da Fé" e entregando para o "CQC" com picos de até 6 pontos. Nesta semana final de Copa, o "Band Mania" será exibido apenas nos dias das semifinais (terça e quarta) e do terceiro lugar (sábado), com a série "Bones" nos outros dias. Faz sentido. Brasil eliminado antecipadamente, então não faz sentido um programa com este formato falar só das outras seleções. Some a isso o noticiário dos clubes permanecer escanteado e só voltar com força na semana de retomada do Brasileirão.

Essa gentileza não poderia ser retribuída

A gafe das gafes deste Mundial 2010 aconteceu no "Bom Dia África" de quarta-feira (30), no Sportv, protagonizada por Fernanda Gentil ao entrevistar o coordenador de um projeto que leva deficientes visuais para os jogos da competição. Ao apresentá-lo, ela cometeu um erro menos grave, dizendo que o entrevistado levava os cegos para "assistir" as partidas. Mas depois, estendeu a mão para cumprimentá-lo - e claro, ele não retribuiu pois não podia ver. Com um sorriso sem graça, ela abaixou a mão e continuou apresentando. Depois, no Twitter, ela levou na esportiva e com bom humor o tropeço. Acontece nas melhores famílias...

Uma baita estreia

Numa sexta-feira onde o Brasil foi eliminado, felizes foram Cléber Machado, Téo José, Milton Leite, Carlos Fernando e todos os narradores de rádio que transmitiram o grande jogo entre Uruguai e Gana, que acrescentou muito nos respectivos currículos por tudo que aconteceu nele. Mas ninguém mais feliz do que Everaldo Marques. O locutor da ESPN Brasil fez nesta partida sua primeira narração de Copa do Mundo no estádio na carreira. E não poderia ter desejado uma estreia mais especial, numa partida muito movimentada, com dois gols, prorrogação de minuto final extraordinário, pênaltis... Como ele disse na transmissão, "estamos testemunhando a história". Sinal total do quão marcante lhe foi tal jornada. Não poderia haver estreia mais "dois pés direitos" do que esta.



Texto: Edu César

Fonte: Natelinha

Nenhum comentário: