quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fla bate Botafogo, mantém tabu de 10 anos e fica perto do G-4

Com um gol do atacante Paulo Sérgio no segundo tempo, o Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória manteve um tabu de dez anos sobre o rival, cuja última vitória sobre o time da Gávea em Campeonatos Brasileiros foi no dia 7 de outubro de 2000, por 3 a 1.

Com o resultado, o time rubro-negro chegou a 12 pontos ganhos e encostou na zona de classificação para a Copa Libertadores. Já o Botafogo estacionou nos nove pontos e ocupa a zona intermediária da tabela.

O Flamengo começou a partida um pouco melhor e assustou logo aos 3min. Vinícius Pacheco, que atuou no ataque ao lado do garoto Diego Maurício, invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado, mas Jefferson fez tranquila defesa. O Botafogo respondeu aos 8min: Lúcio Flávio bateu falta e Marcelo Lomba - substituto do ex-capitão Bruno, preso por envolvimento no sequestro da ex-amante - se esticou para fazer ótima defesa.

Com o gramado castigado pela chuva, os times criavam pouco. Com 17min, novamente Lúcio Flávio arriscou de longe, mas mandou à direita da meta. Três minutos depois, foi a vez de Jefferson brilhar. Vinícius Pacheco bateu de fora da área e obrigou o camisa 1 alvinegro a espalmar para escanteio.

A equipe rubro-negra tinha mais volume de jogo, mas criava poucas chances e não tinha um finalizador no ataque. Aos 26min, o Botafogo chegou com Alessandro, que driblou a marcação dentro da área e chutou por cima do gol. Com 34min, Petkovic quase abriu o placar. O veterano sérvio recebeu cruzamento da direita e emendou de primeira, com muito perigo, para fora.

A melhor chance da primeira etapa caiu nos pés do jovem Caio, aos 44min. Após contra-ataque rápido puxado por Marcelo Cordeiro, que arrancou pela esquerda, o atacante recebeu cara a cara com Marcelo Lomba, mas o chute cruzado foi para fora. Antes do intervalo, a torcida botafoguense já pedia a entrada de Jobson, que estava no banco de reservas.

Joel Santana adiantou o time na segunda etapa com a entrada de Edno no lugar do volante Sandro Silva, mas foi o Flamengo quem ameaçou primeiro. Aos 6min, Diego Maurício fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e chutou para outra boa defesa de Jefferson. Três minutos depois, Herrera girou sobre a marcação na intermediária e bateu forte, mas Marcelo Lomba espalmou.

Atuando com o número 10 às costas, Petkovic fez boa jogada aos 18min, mas demorou para chutar e ficou sem ângulo na área. Mesmo assim, conseguiu o arremate rasteiro, para fora. Pouco depois, o pedido dos torcedores do Botafogo no Maracanã foi atendido: Jobson entrou em campo para a saída de Caio. Em seu primeiro lance, o atacante aplicou belo drible, invadiu a área e caiu em dividida com a zaga, mas o árbitro mandou o lance seguir.

Apesar da empolgação que a entrada de Jobson causou no time alvinegro, o Flamengo fez o gol da vitória pouco depois. Com 23min, Petkovic deu passe primoroso para Vinícius Pacheco na área e o camisa 22 tocou para o meio, onde Paulo Sérgio, que havia substituído Diego Maurício, só precisou dominar e tocar para o gol vazio.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 1 x 0 Botafogo

Gol
Flamengo: Paulo Sérgio, aos 23min do 2º tempo

Personagem do jogo
Petkovic, que voltou a usar a 10 e comandou o meio de campo do Flamengo com passes inteligentes

Ponto Forte do Flamengo
Marcelo Lomba mostrou segurança no primeiro jogo sem Bruno e foi bem quando exigido

Ponto Forte do Botafogo
Boa movimentação de Herrera, que mostrou raça e complicou a vida da defesa rubro-negra

Ponto Fraco do Flamengo
Em seu primeiro jogo como capitão, Léo Moura sofreu com a velocidade de Marcelo Cordeiro

Ponto Fraco do Botafogo
Atuação inoperante de Lúcio Flávio na armação; jogador saiu vaiado de campo

Lance bizarro
Fahel tentou recuar de cabeça para o goleiro Jefferson aos 41min do primeiro tempo, mas mandou pela linha de fundo e cedeu escanteio

Esquema Tático do Flamengo
4-4-2
Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Rômulo, Kléberson e Petkovic (Fabrício); Vinícius Pacheco (Camacho) e Diego Maurício (Paulo Sérgio). Técnico: Rogério Lourenço

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lúcio Flávio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio (Jobson). Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos
Flamengo: Kléberson e Paulo Sérgio
Botafogo: Fábio Ferreira e Antônio Carlos

Árbitro
Péricles Bassols Cortez (RJ)

Local
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

fonte;terra

Nenhum comentário: