quarta-feira, 14 de julho de 2010

Grêmio decepciona, só empata com o Vitória e vê G-4 distante

Depois de quase 40 dias de interrupção do Campeonato Brasileiro por causa da Copa do Mundo, Grêmio e Vitória voltaram a campo na noite desta quarta-feira no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, empatados com o mesmo número de pontos - oito cada um. E a igualdade por 1 a 1 no duelo não mudou esse cenário.

O técnico Silas havia dito antes da partida que o objetivo de sua equipe era conquistar 12 pontos nos próximos quatro jogos. Mas o Grêmio não apresentou um bom futebol e o resultado foi justo.

O primeiro bom momento da partida foi da equipe da casa. Aos 5min, o jogador William Magrão sofreu falta perto da área, pelo lado direito do ataque. Edílson chutou forte e rasteiro, no meio do gol. Viáfara não segurou e deu rebote, mas a zaga foi rápida e mandou para escanteio.

Aos 8min, o time baiano respondeu com um bom chute de fora da área do meia Ricardo Conceição, que obrigou o goleiro Victor a mandar para escanteio. Aos 23min, Silas precisou alterar a equipe: o meia Leandro sentiu uma lesão muscular e deixou o campo chorando.

Aos 24min, Borges roubou a bola quase na intermediária e seguiu para a grande área, sem marcação. Na entrada, com a chegada do zagueiro, ele chutou, mas a bola saiu sem muita força e direção, passando à direita de Viáfara. Jonas, pelo lado esquerdo, entrava livre de marcação.

Aos 30min, o meia Maylson fez boa jogada pela direita e cruzou da linha de fundo para o meio da área, a meia altura. Hugo se antecipou e esticou a perna, na linha da pequena área, mas pegou mal na bola, mandando por cima do gol e perdendo boa oportunidade.

Aos 34min, o Vitória teve uma falta pelo lado direito do ataque. O meia Ramon cruzou no bico da grande área, do lado esquerdo. Adilson subiu mas não alcançou a bola, que sobrou para Wallace. O defensor dominou no peito, ajeitou e chutou cruzado, rasteiro, sem chances para o goleiro Victor.

Na volta do intervalo, o time gaúcho esboçou uma pressão. Logo aos 2min, Hugo tocou para Borges, dentro da área, pelo lado esquerdo. O atacante girou a cruzou rasteiro, mas não havia ninguém no meiod a área para concluir.

Aos 15min, em um bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Jonas, quase na marca do pênalti, que chutou cruzado, no canto esquerdo, mas a bola saiu pelo lado direito, passando muito próxima da trave.

Aos 21min, em um cruzamento para a área do Vitória, a zaga cortou mal. O atacante Borges chutou de primeira, mas mandou longe do gol, à esquerda de Viáfara, que apenas acompanhou a jogada.

O Vitória assustou aos 30min. Aproveitando novo contra-ataque, o meia Fernando avançou sem marcação pelo lado direito e, perto da entrada da área, chutou forte, no meio do gol, obrigando Victor a espalmar. O próprio Fernando pegou o rebote e chutou novamente, mas desta vez a bola passou longe.

Aos 31min o Grêmio empatou. Jonas, da linha de fundo pelo lado esquerdo, cruzou. A bola passou pela pequena área e ia chegar a Borges. O zagueiro Egídio, no entanto, se atrapalhou e acabou mandando para a própria meta. O zagueiro Wallace ainda tirou a bola, mas ela já estava dentro do gol.

Nos últimos 15 minutos, a equipe gaúcha foi para a pressão, porém, de forma um pouco desorganizada, na base do lançamento para a área baiana. Aos 47min, em um lançamento, André Lima desviou e Borges chutou de primeira. Viáfara mandou para escanteio.

Na próxima rodada, o Grêmio viaja a São Paulo para enfrentar o Grêmio Prudente, no domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Eduardo Farah. O Vitória, por sua vez, recebe o São Paulo no Estádio Barradão no sábado, às 18h30 (de Brasília).

FICHA TÉCNICA

Grêmio 1 x 1 Vitória

Gols
Grêmio: Egídio (contra), aos 31min do 2º tempo.
Vitória: Wallace, aos 34min do 1º tempo.

Ponto Forte do Grêmio
As jogadas aéreas foram bastante exploradas e levaram perigo. O gol saiu justamente de um cruzamento de Jonas para Borges. Os escanteios cobrados por Edilson também assustaram.

Ponto Forte do Vitória
Soube segurar a pressão do adversário e explorar os contra-ataques.

Ponto Fraco do Grêmio
Sem criatividade e muito afobado nos minutos finais, a equipe gaúcha não conseguiu furar o forte esquema defensivo dos baianos.

Ponto Fraco do Vitória
Poderia ter explorado mais as jogadas de contra-ataque, já que o Grêmio deixou muitos espaços na defesa, principalmente durante o segundo tempo.

Personagem do jogo
Egídio. O lateral até ia fazendo uma boa partida, mas o gol contra definiu o resultado da partida. No lance, foi muito estabanado para cortar o cruzamento e, de coxa, mandou a bola para a rede.

Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Edílson, Rafael Marques, Rodrigo e Neuton; Adílson, Willian Magrão (André Lima), Leandro (Maylson) e Hugo; Jonas Borges. Técnico: Silas

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Viáfara; Nino Paraíba, Anderson Martins, Wallace e Egídio (Rafael Cruz); Vanderson, Ricardo Conceição, Fernando (Vilson) e Ramon (Soares); Elkeson e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva

Cartões amarelos
Grêmio: Hugo, Willian Magrão, Jonas, Neuton
Vitória: Ramon, Elkeson, Ricardo Conceição, Fernando, Viáfara

Árbitro
André Luiz de Freitas Castro (GO)

Local
Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
fonte terra

Nenhum comentário: