quarta-feira, 21 de julho de 2010

Serra critica obras de transporte no Rio para a Olimpíada


O candidato do PSDB à presidência, José Serra, aproveitou a apresentação dos preparativos aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, para criticar as obras de transporte feitas pelos atuais governos federal e estadual, comandados, respectivamente, pelo PT e PMDB, seus adversários nestas eleições. "O metrô do Rio é muito pequeno e o arco rodoviário (estrada que ligará a BR-101 à Via Dutra e ao Porto Itaguaí) só começou agora. E ainda tem os aeroportos que devem estar prontos para a Copa, eu espero, pois no Brasil há um apagão dos aeroportos".

Serra ainda lembrou do aproveitamento de outras cidades-sede dos Jogos. "Barcelona (que sediou a Olimpíada de 92) é um exemplo de melhora. Os Jogos de 2004 (em Atenas) não representaram nenhuma melhora para a Grécia. Portanto, não vamos dar como resolvido", afirmou.

O candidato do PSDB à presidência elogiou o atual governo estadual em relação à questão da segurança, afirmando que, se eleito, pretende fazer dos Jogos um marco nesta questão. "Vocês devem lembrar da Rio 92. A segurança foi perfeita, mas depois não ficou nada. A Olimpíada pode ser um marco para a cidade do Rio, antecedida pelo Pan 2007".

Em relação à realização dos Jogos, Serra afirmou que pretende construir centros regionais de excelência para abrigar as delegações estrangeiras antes do prazo de acomodação na Vila Olímpica do Rio. "As delegações só poderão ficar no Rio dez dias antes dos Jogos. Muitas delas podem querer chegar antes ao Brasil para se aclimatar. A construção de centros de excelência pelo Brasil pode suprir essa necessidade e ser usada depois na formação de novos atletas".

O ex-governador de São Paulo disse ainda que daria uma sugestão a Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê, sobre a possibilidade de se utilizar incentivos fiscais estaduais ao esporte. "Não é só o governo federal que pode. Também tem, por exemplo, o ICMS", afirmou, dando como exemplo os Jogos Abertos do interior de São Paulo, lembrando que esta competição revelou a saltadora Maurren Maggi, medalhista de ouro nos Jogos de Pequim em 2008.

Serra discursou por cerca de dez minutos, usando um agasalho olímpico com seu nome e o número 2016, presente dado pelo judoca Flávio Canto, medalhista de bronze em Atenas. Na semana passada, a presidenciável do PV, Marina Silva, também ganhou um uniforme personalizado ao visitar o comitê. Em seu caso, foi um uniforme da seleção de vôlei, presenteado pelo atacante Carlão, campeão em Barcelona
fonte terra

Nenhum comentário: