terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai leva vantagem no confronto histórico contra a seleção holandesa


Se depender do histórico dos confrontos entre Uruguai e Holanda, a Celeste Olímpica pode ficar otimista para a semifinal da próxima terça-feira, na Cidade do Cabo. Em 86 anos de história, a disputa marca três vitória dos sul-americanos contra apenas uma dos europeus. No saldo de gols, seis para a Celeste e três para a Laranja.


Johan Cruyff na única vitória da Holanda sobre o Uruguai, na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha: 2 a 0 (Foto: Getty Images)O primeiro jogo entre Holanda e Uruguai aconteceu nas semifinais das Olimpíadas de 1924, em Paris. Com o melhor time da época, os uruguaios - que conquistariam a medalha de ouro - venceram por 2 a 1, gols de Pedro Cea e Héctor Scarone, com Pijl descontando para a Holanda. Quatro anos mais tarde, nas Olimpíadas de Amsterdã, novo embate entre as duas seleções, e nova vitória uruguaia, desta vez por 2 a 0, com gols de Héctor Scarone e Santos Urdinarán. Mais uma vez os uruguaios conquistaram a medalha de ouro, e destes dois triunfos surgiu a mítica da "Celeste Olímpica". Vale lembrar que, à época, não havia ainda a Copa do MUndo, e o título olímpico de futebol equivalia à conquista de um Mundial.

A primeira vez em que Holanda e Uruguai se enfrentaram em uma Copa do Mundo, e a terceira na história, aconteceu na Alemanha, em 1974. Ambas as equipes estavam no Grupo 3, sediado na cidade de Hannover, e a famosa "Laranja Mecânica" comandada por Johan Cruyff venceu o duelo por 2 a 0, gols de Repp. O pai do atacante Diego Forlán, o zagueiro Pablo Forlán, estava nesta equipe.

A última vez em que Uruguai e Holanda se enfrentaram foi na Copa Ouro de 1980, também chamada de Mundialito de Seleções Campeãs, sediado em Montevidéu. A Holanda - então duas vezes vice-campeã mundial, em 1974 e 1978 - substituiu a Inglaterra, que não participou da disputa. Os dois times estavam no Grupo 1, e os uruguaios venceram por 2 a 0, com gols de Waldemar Victorino e Venancio Ramos. Desta equipe faziam parte alguns dos melhores jogadores uruguaios daquela geração, como o goleiro Rodolfo Rodríguez, Hugo de León e Ruben Paz, que ajudaram o Uruguai a conquistar o título, batendo o Brasil na final por 2 a 1, com gols de Barrios e Victorino. Sócrates, de pênalti, descontou para os brasileiros.

Um detalhe importante sobre o confronto entre Holanda e Uruguai: à exceção da Copa do Mundo de 1974, quando a Alemanha conquistou o título, em todas as demais competições em que as duas seleções se enfrentaram, o Uruguai foi o campeão.

Nenhum comentário: