terça-feira, 10 de agosto de 2010

Com ataque envolvente, Brasil passeia e bate EUA na estreia de Mano

O primeiro jogo de Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira não apresentou dificuldades. Com um futebol envolvente, cheio de tabelas rápidas, trocas de posição e belas jogadas - além de uma marcação organizada, que não deixou o adversário jogar - a renovada equipe nacional bateu os Estados Unidos por 2 a 0 nesta terça-feira, em amistoso disputado no Estádio New Meadowlands, em Nova Jersey. Neymar e Alexandre Pato marcaram os gols da vitória ainda no primeiro tempo.

Repleto de caras novas, o Brasil começou mostrando uma tensão natural. Porém, logo se encontrou no jogo e dominou as ações até o apito final, sendo pouco ameaçado pela equipe americana. Os próximos amistosos da Seleção acontecerão nos dias 3 ou 4 de setembro e 7 ou 8 de setembro, ainda sem adversários definidos.

Primeiro tempo

Os primeiros minutos da nova Seleção foram nervosos, com os Estados Unidos melhores em campo. Logo aos 2min, após vacilo da defesa, o camisa 10 Donovan invadiu a área brasileira e foi travado no momento do chute por André Santos, que voltou para salvar o lance. Marcando por pressão, os americanos dificultavam a saída de bola dos comandados de Mano, que insistiam em passes curtos e erravam muito.

Aos poucos, porém, a pressão foi diminuindo e o Brasil passou a apostar mais em bolas longas para Alexandre Pato no comando de ataque. Aos 8min, Daniel Alves acertou o lançamento; Pato dominou bem, driblou o zagueiro Omar González mas errou a finalização, mandando para longe do gol.

A Seleção logo encontrou seu melhor posicionamento em campo e começou a achar mais espaços para iniciar jogadas, com trocas rápidas de passes. Porém, não chegava à área rival. Aos 18min, Ramires arriscou de longe, mas a bola subiu demais. Dois minutos depois, o capitão Robinho, melhor em campo até então, deu ótimo passe para André Santos, que bateu de bico para defesa segura de Howard.

Discreto no início, Neymar foi entrando no jogo. O garoto santista passou a receber várias bolas na ponta esquerda, ganhando todos os lances para cima do lateral direito Spector, mas errando na hora de concluir a jogada. Aos 25min, ele recebeu de Pato na entrada da área e bateu colocado, mas Howard defendeu de novo.

Já bem melhor na partida, o Brasil chegou ao gol aos 27min. André Santos escapou pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde Neymar desviou de cabeça com precisão para o fundo das redes. Quatro minutos depois, Pato voltou a balançar as redes pela Seleção, mas o lance foi anulado: o atacante do Milan se atrapalhou com a bola ao receber cruzamento de Daniel Alves e acabou fazendo falta sobre o goleiro americano.

O time da casa não conseguia ameaçar o goleiro Victor, que só trabalhou aos 34min, tirando de soco uma cobrança de falta de Donovan. Com Neymar e Robinho recuando pelos lados, a Seleção marcava bem e não dava espaços. Aos 36min, após uma roubada de bola no meio, Pato serviu Robinho pela direita, mas a finalização foi em cima do goleiro.

Os últimos minutos do primeiro tempo foram os melhores da Seleção. Aos 42min, após linda tabela entre Neymar e Ganso na entrada da área, o atacante chutou forte de perna esquerda, mas Howard evitou o segundo gol do camisa 11. Três minutos depois, porém, não teve jeito: Pato recebeu ótimo passe de Ramires, driblou o goleiro em velocidade e tocou para o gol vazio, ampliando a vantagem.

Segundo tempo

Solta em campo, a Seleção quase fez o terceiro com apenas 40 segundos de bola rolando. Ganso descolou ótimo passe para Robinho na esquerda e o capitão brasileiro tocou para Pato na entrada da área; o camisa 9 dominou tirando do zagueiro e ficou cara a cara com o goleiro Guzan, mas o chute de pé canhoto foi na rede pelo lado de fora.

Com 7min, outra bela jogada quase resultou em gol. Robinho inverteu a jogada para Daniel Alves na direita e o lateral cruzou rasteiro. Pato tentou de letra, mas furou; Neymar teve o chute travado pela zaga; Robinho pegou a sobra e colocou no canto oposto, mas a bola bateu na trave. Os Estados Unidos não conseguiam marcar o ataque brasileiro, que chegava com muitos jogadores dentro da área.

Aos 11min, os americanos chegaram ao gol, mas a jogada foi corretamente invalidada por impedimento. Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, a bola foi alçada na área e Michael Bradley, filho do técnico Bob Bradley, cabeceou para as redes. Porém, estava adiantado no momento do passe.

A primeira substituição de Mano à frente da Seleção veio aos 13min: Hernanes no lugar de Ramires. Tocando a bola à vontade na intermediária, o Brasil arrancou os primeiros gritos de "olé" da torcida. Aos 15min, Neymar pedalou na frente da marcação e chutou de esquerda, mas Guzan espalmou para escanteio.

Aos 24min, a última jogada de Neymar, que escapou pela direita mas bateu em cima do goleiro. Pouco depois, o garoto saiu aplaudido de pé pela torcida para dar lugar a Ederson. A estreia do meia do Lyon com a camisa da Seleção, porém, durou pouco: um minuto depois, ao tentar um drible pela direita, ele sentiu a coxa e foi substituído por Carlos Eduardo.

Com 32min, Ganso acertou uma bomba na trave. O terceiro gol ficou próximo aos 37min, quando Carlos Eduardo ficou com a sobra dentro da área após chute errado de André, mas o meia-atacante do Hoffenheim finalizou fraco e facilitou a defesa de Guzan à queima-roupa. Os Estados Unidos tentaram pressionar no final, mas Victor trabalhou bem e garantiu a primeira estreia vitoriosa de um técnico à frente da Seleção Brasileira desde Emerson Leão, em 2000.

FICHA TÉCNICA

Estados Unidos 0 x 2 Brasil

Gols
Brasil: Neymar, aos 27min, e Alexandre Pato, aos 45min do 1º tempo

Ponto Forte dos Estados Unidos
Entrada de Altidore, que, sozinho, deu algum trabalho à defesa brasileira

Ponto Forte do Brasil
Movimentação constante do ataque e marcação firme no meio de campo

Ponto Fraco dos Estados Unidos
Ficou acuado pelo Brasil durante toda a partida e pouco chegou ao ataque

Ponto Fraco do Brasil
Apesar de alguns bons lances pela direita, Daniel Alves oscilou no jogo e mostrou desatenção

Personagem do jogo
Neymar, que se destacou com boas jogadas pela esquerda e marcou o primeiro gol da Seleção com Mano Menezes

Esquema Tático dos Estados Unidos
4-4-2
Howard (Guzan); Spector, Bocanegra (Goodson), González e Bornstein; Bedoya (Gomez), Bradley, Edu e Feilhaber (Altidore); Donovan (Findley) e Buddle (Kljestan). Técnico: Bob Bradley

Esquema Tático do Brasil
4-3-3
Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires (Hernanes) e Paulo Henrique Ganso (Jucilei); Robinho (Diego Tardelli), Alexandre Pato (André) e Neymar (Ederson, depois Carlos Eduardo). Técnico: Mano Menezes

Cartão amarelo
Brasil: David Luiz

Árbitro
Silviu Petrescu (CAN)

Local
Estádio New Meadowlands, Nova Jersey (EUA)
direção esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: