quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Futebol em baixa nos Jogos Olímpicos da Juventude


A Olimpíada da Juventude teve suas primeiras competições disputadas a partir das 7h desta quinta-feira (horário de Brasília) em um clima contraditório. Turquia e Irã entraram em campo pelo torneio feminino de futebol em Cingapura sob uma nuvem de desconfiança sob a modalidade, pelo fato da maioria dos países participantes estar longe dos melhores e ter pouca tradição no ramo.

E MAIS Iranianas dão pontapé inicial em Cingapura com corpo coberto

Na competição entre as mulheres, também participarão Papua Nova Guiné, Chile, Trinidad e Tobago e Guiné Equatorial. No torneio masculino, o time da casa disputará o título contra Vanuatu, Bolivia, Haiti, Zimbábue e Montenegro.

De todos esses nove países, apenas Chile (décimo), Turquia (28º) e Bolívia (50º) estão entre os 50 melhores no ranking da Fifa divulgado em julho, em que a Espanha lidera principalmente por causa do título mundial na África do Sul, e que o Brasil ocupa o terceiro posto, atrás da Holanda. A última delas é Guiné Equatorial, apenas a 145ª colocada.

A qualidade duvidosa das equipes teve impacto direto na venda de ingressos para as partidas disputadas no Estádio Jalan Besar. Enquanto os dois jogos da seleção de Cingapura na primeira fase terão lotação esgotada, as demais partidas não atraíram compras de entradas. Assim, a organização diminuiu a capacidade das arquibancadas de 6.000 para 3.856.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, justificou a escolha dessas nações justamente pelo fato de terem pouca expressão internacional.

- Os princípios deste torneio são a educação, o respeito e a união dos povos. Como definido por Pierre de Coubertín, fundador das Olimpíadas Modernas, a meta dos Jogos Olímpicos é "unir a juventude". Por isso tomamos a decisão de que os torneios de futebol dos Jogos Olímpicos da Juventude contem com equipes que representem cada continente, e que esses representantes sejam países que não tenham chances de disputar os Jogos Olímpicos - disse Blatter em uma coletiva de imprensa concedida na última quarta-feira em Cingapura.

O torneio contará com jogadores de 15 anos, faixa etária escolhida pela Fifa pois a entidade já promove torneios sub-17 e sub-20. Os critérios de escolha das equipes foi aleatório. Enquanto a Uefa realizou uma qualificatória, os demais continentes indicaram países por meio de suas confederações.

- Mesmo se jogássemos eliminatórias, não estou certo de que os chamados times grandes estariam aqui. Alguns dos jogadores já estão sob o guarda-chuva de grandes clubes e não seriam liberados - disse Blatter.
Direção esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: