quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Goiás frustra estreia de Renato e elimina Grêmio no Olímpico

A estreia do maior ídolo do Grêmio, Renato Gaúcho, como técnico do time tricolor não entrará para a história como um capítulo feliz. Jogando no Estádio Olímpico, nesta quinta-feira, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Goiás, com gols de Amaral e Everton Santos, e foi eliminada precocemente da Copa Sul-Americana.

O time da casa, que teve um gol anulado de forma polêmica no segundo tempo, buscou o empate até o último minuto, mas de forma desorganizada. Com o resultado, a equipe do técnico Emerson Leão - que havia empatado por 1 a 1 no jogo de ida, em Goiânia - está classificada para a fase internacional da competição, as oitavas de final.

Precisando de um gol para não ser eliminado, o Goiás começou a partida pressionando o Grêmio e balançou as redes logo aos 8min. Wendel desceu pela direita e fez cruzamento certeiro para Amaral, que mergulhou de cabeça para desviar e abrir o placar. A torcida no Olímpico, porém, não deixou de incentivar o time da casa.

Com Jonas isolado na frente, apoiado pela linha formada por Souza, Douglas e Maylson, os gaúchos tinham dificuldade em penetrar na área. Aos 15min, Jonas conseguiu o giro e bateu rasteiro, mas o chute saiu fraco e Harlei defendeu facilmente. Recuado, o Goiás só atacava nos contragolpes: aos 22min, Rafael Moura ajeitou para Wendel, mas a finalização foi péssima e saiu pela lateral.

O time da casa mantinha a posse de bola e trocava passes na intermediária ofensiva, mas ninguém buscava encostar em Jonas no ataque. Marcando forte com três volantes, a equipe goiana levava algum perigo no contra-ataque. A próxima chance de perigo veio só aos 33min, em cobrança de falta de Bernardo que saiu pela linha de fundo.

Pouco antes do intervalo, o Goiás quase ampliou. Aos 43min, Marcelo Grohe - que substituiu Victor, de volta da Seleção, no gol gremista - saiu muito mal e a bola sobrou para Bernardo na área. O camisa 10 esmeraldino concluiu para a meta, mas o zagueiro Rafael Marques impediu o gol, desviando a bola com a barriga para escanteio.

O Grêmio voltou mais aceso para a segunda etapa e teve uma ótima chegada antes dos 2min de bola rolando. Maylson invadiu a área pela direita e bateu cruzado para fora, com perigo. Aos 4min, foi Jonas quem girou sobre a marcação dentro da área e finalizou, mas Harlei trabalhou bem para defender.

A pressão tricolor continuou e o time chegou mais perto do gol aos 6min do que durante todo o primeiro tempo. Novamente, Maylson escapou pela direita e ficou em condições de chutar, mas pegou muito mal na bola e isolou pela linha de fundo. Três minutos depois, Fábio Santos apareceu bem na entrada da área e bateu, mas o chute desviou e foi para escanteio.

Logo o ritmo do Grêmio voltou a cair e o Goiás encaixou novamente a marcação. Com partidas apagadas de seus três meias, a equipe gaúcha não conseguia ameaçar o adversário. Renato tentou mudar o panorama do jogo com as entradas de Hugo e André Lima nos lugares de Maylson e Douglas, mas o time da casa só voltou a assustar aos 27min, em desvio para fora de Neuton após cobrança de escanteio.

Pouco depois, Souza também saiu, para a entrada de Roberson. No minuto seguinte o Grêmio marcou - porém, o gol foi anulado por impedimento. Jonas tentou finalizar após sobra de jogada na área, mas furou; na sequência, André Lima, que estava adiantado, aproveitou para desviar para as redes. O atacante saiu comemorando e o árbitro demorou para tomar uma decisão, mas acabou invalidando o lance. Não ficou claro se Jonas tocou na bola; se não tocou, o gol seria legal.

Para piorar a situação dos anfitriões, o Goiás ampliou a vantagem aos 44min do segundo tempo. Everton Santos se livrou da marcação dentro da área e bateu firme de pé esquerdo, sem chances para Marcelo Grohe, sacramentando a eliminação gremista.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 0 x 2 Goiás

Gols
Goiás: Amaral, aos 8min do 1º tempo, e Everton Santos, aos 44min do 2º tempo

Ponto Forte do Grêmio
Manteve a posse de bola e pressionou no início do segundo tempo

Ponto Forte do Goiás
Marcou muito bem e explorou os espaços deixados pelo adversário

Ponto Fraco do Grêmio
Deixou Jonas isolado no ataque durante boa parte do jogo, sem aproximação

Ponto Fraco do Goiás
Atuação ruim do ataque, que desperdiçou chances de matar a partida

Personagem do jogo
Renato Gaúcho, que estreou à frente do Grêmio com eliminação em casa

Lance polêmico
Gol anulado de André Lima no segundo tempo; não ficou claro se Jonas tocou na bola ao furar uma tentativa de chute na área. Se não tocou, o gol foi incorretamente anulado

Esquema Tático do Grêmio
4-2-3-1
Marcelo Grohe; Edilson, Rafael Marques, Neuton e Fábio Santos; Ferdinando e Willian Magrão; Souza (Roberson), Douglas (André Lima) e Maylson (Hugo); Jonas. Técnico: Renato Gaúcho

Esquema Tático do Goiás
4-4-2
Harlei; Wendel, Ernando, Rafael Toloi e Júnior (Marcão); Jonílson, Wellington Monteiro, Amaral e Bernardo (Rithelly); Everton Santos e Rafael Moura. Técnico: Emerson Leão

Cartões amarelos
Grêmio: Willian Magrão, Neuton e Edilson
Goiás: Rafael Moura

Árbitro
Paulo César de Oliveira (SP)

Local
Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Direção esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: