sábado, 9 de outubro de 2010

Guia contra rebaixamento: Galo terá sete clássicos, e o Flamengo, seis

Na briga contra o rebaixamento, a dez rodadas do fim do Brasileirão, dois grandes clubes dormem com o fantasma que todo ano acaba atormentando alguma torcida de massa. Desta vez, Flamengo e Atlético-MG precisam reagir para escapar da degola. Dos nove clubes com pior colocação na tabela, o Galo, em 17º lugar, com 28 pontos ganhos e 55% de chances de cair, segundo o matemático Tristão Garcia, é o que tem mais adversários tradicionais. A equipe mineira fará nada mais nada menos do que sete clássicos.




O Rubro-Negro, tal como os seis outros clubes que lutam para permanecer na Série A, enfrentará seis forças. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO nesta quinta à noite, em Volta Redonda, na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, subiu para o 14º lugar, com 33 pontos ganhos, e reduziu o risco de cair para 11%.



Com menos pressão após as duas vitórias seguidas, o Galo vai precisar mostrar que é mesmo de briga. Serão sete clássicos pela frente na briga contra a degola. O principal com o Flamengo, concorrente direto. A vantagem é que terá o mando de campo, tal como contra o Botafogo e o Santos - fora o duelo com o maior rival, o Cruzeiro. O time sairá três vezes de Minas: para pegar o Internacional e o Palmeiras, que lutam matematicamente pelo título, e o São Paulo, até agora sem muitas ambições.



- O que se pode dizer é que este ano, com os seguidos tropeços também no bloco de baixo, reduziu-se para 45 pontos a pontuação para um clube escapar do rebaixamento. Nesse ponto, o Atlético Mineiro está numa situação bem mais cômoda que a do Fluminense no ano passado a esta altura do campeonato - afirmou Tristão, lembrando que o Tricolor, na época com 22 pontos, tinha 98% de chances de cair, mas venceu sete partidas e empatou três, marcando 24 pontos, chegando aos 46.



O Atlético Mineiro - que agora precisa de uma combinação de cinco vitórias e dois empates, por exemplo, para escapar - enfrentará três equipes que também brigam contra o rebaixamento. Duas partidas serão em casa: Avaí e Goiás. Os seis pontos serão importantes. Fora de casa, o Galo vai pegar o Guarani, no Brinco de Ouro. Um adversário que o atual treinador, Dorival Júnior, já conhece dos tempos de Santos, no Campeonato Paulista.





Diego Mauricio marca na vitória sobre Atlético-GO que faz o Fla respirar (Foto: Mauricio Val / VIPCOMM)As chances de o Fla escapar





Mas se for falar de treinador que conhece bem o adversário, nada melhor do que Vanderlei Luxemburgo. O atual técnico do Flamengo deixou o clube mineiro já vivendo a tormenta de ocupar o Z-4 e agora tem a missão de livrar o atual campeão brasileiro da tragédia. O experiente treinador tem a seu favor o fato de, dos cinco outros clássicos, além do contra o Galo, jogar quatro em casa: Inter, Corinthians, Cruzeiro e Vasco, um dos maiores rivais. E o pior: na última rodada, encara o Santos de Neymar na Vila Belmiro.



Nos jogos em que terá briga direta com ocupantes do Z-9, além do Galo, o Rubro-Negro vai encarar o Avaí, fora de casa, neste domingo. Ainda vai pegar o Ceará em Fortaleza e o Guarani, no Rio de Janeiro. Segundo Tristão, restam 12 pontos para o time se livrar do descenso. Uma combinação de quatro vitórias.





Galo de Diego Souza tem situação menos ruim que

Flu em 2009 (Foto: Ueslei Marcelino / Agência Estado)- Na verdade, neste Brasileiro o Flamengo não chegou a ser muito ameaçado. Jamais alcançou 50%. O máximo que teve de chances de cair foi de 36%, no início do returno. O problema maior foi político, e aí surgiu aquele pânico. Matematicamente falando, não foi muito sério - disse Tristão.



Vovô mais tranquilo





Quem está mais relaxado do Z-9 é o Ceará. Décimo segundo colocado, com 35 pontos ganhos, e com 4% de chances de cair, o Vovô terá três confrontos diretos. Dois em casa, contra Prudente e Flamengo, e um fora, contra o Atlético-GO. Do bloco de cima, encara Palmeiras (F), Grêmio (F), Botafogo (C), Atlético-PR (C). E dos sem compromisso, São Paulo (C) e Vasco (F).



Os clubes que terão mais adversários diretos do Z-9 pela frente são o Guarani - 13º colocado, com 34 pontos e 7% de chances de cair -, com seis, e o Avaí - 16º, com 29 pontos e 44% de risco -, com cinco. A equipe catarinense, a um ponto da zona de rebaixamento, receberá o próprio Bugre, o Flamengo e o Atlético-GO. Fora de casa, jogará contra Goiás e Atlético-MG. Do G-9, duelará com o Corinthians (F), Botafogo (C), Inter (F), Santos (C) e Atlético-PR (F). Na turma do rebaixamento, o Bugre, além de ir para Floripa encarar o Dragão, sai contra o Ceará e o Fla. Recebe Atlético-GO, Atlético-MG e Vitória. Dos que brigam pelo título, os confrontos serão contra o Corinthians (C), Palmeiras (F), Grêmio (C) e Fluminense (F).



Na 18ª colocação, com 26 pontos ganhos, o Atlético-GO, vê suas chances de retornar à Série B crescerem. A equipe goiana tem 74% de chances, segundo Tristão Garcia. Para escapar, precisa de 19 pontos - que poderiam ser divididos em cinco vitórias e quatro empates. E vai enfrentar quatro concorrentes diretos: Guarani (F), Ceará (C), Avaí (F) e Vitória (F). Dos que sonham com título, pega Corinthians e Botafogo fora de casa. Depois, vai receber o Inter e o Palmeiras. Além dos despreocupados Vasco e São Paulo.



Goiás em perigo





Ocupando o Z-4, o Goiás, 19º colocado, com 25 pontos ganhos e 80% de chances de ser rebaixado, precisa reagir. Tem que fazer 20 pontos dos 30 possíveis. E terá quatro adversários próximos da briga contra o descenso. Jogará no Serra Dourada contra o Vitória e o Avaí. Fora, atuará contra o Prudente e o Atlético-MG. Nos duelos com o bloco do Z-9, será anfitrião diante do Grêmio, Santos e Corinthians. E visitante contra Atlético-PR, Palmeiras e Flu.





Goiás de Rafael Moura tem 80% de chances de cair,

para matemático (Ueslei Marcelino / Agência Estado)Em 15º lugar, com 31 pontos, e com 27% de risco de cair, o Vitória precisa acender o sinal amarelo, até porque vai enfrentar três do bloco de baixo que estão atrás na tabela: o Goiás, fora de casa, o Prudente e o Atlético-GO, em Salvador. O único que está à sua frente é o Guarani, que o receberá em Campinas. No grupo que sonha com o título, sairá da Bahia para duelar com Botafogo, Santos e Inter. E no Barradão, pega o Cruzeiro e o Corinthians, além do Vasco, sem aspirações na tabela.



Quem está em posição mais desesperadora é o Prudente. Na lanterna, com apenas 21 pontos ganhos e com 98% de chances de ser rebaixado, vai enfrentar três rivais na briga direta: o Vitória, na Bahia, e o Goiás e o Ceará, em casa. Dos cinco que disputam o título, receberá só dois, o Cruzeiro e o Inter. Viaja para bater de frente com Santos, Atlético-PR e Botafogo. Contra os desinteressados São Paulo e Vasco, recebe o primeiro e sai para enfrentar o segundo sabendo que só um milagre o livra da degola.



- O Prudente está praticamente rebaixado - sentenciou Tristão. Mas as outras três passagens para o inferno... ainda estão em aberto.

direção esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: