sábado, 9 de outubro de 2010

Guia do título: na briga com líder Flu, Timão tem menos confrontos diretos

Todo ano, a mesma história. O Campeonato Brasileiro reserva mais emoções e faz voltar à mesa de bar a antiga tese de que é dos mais difíceis do mundo. Ano passado, a imprevisível reação do Flamengo para a conquista do título na reta final a confirmou. O que torna mais difícil este ano, a dez rodadas do fim, se cravar com convicção uma aposta para o campeão brasileiro. O líder é o Fluminense, com 52 pontos ganhos e 39% de chances de dar a volta olímpica. Precisa com os números de hoje, segundo o matemático Tristão Garcia, chegar a 74 para assegurar o título - o que ocorreria com sete vitórias e um empate, por exemplo.




Mas, numa olhada na tabela, percebe-se que, do grupo formador do G-9 ainda na briga pelo título, o Corinthians, terceiro colocado, com 49 pontos ganhos e 22% de chances de ser campeão, terá menos confrontos diretos: só vai encarar, e em casa, o Cruzeiro e o Palmeiras. A equipe mineira, em segundo lugar, com 51 e 29% de chances de levantar a taça, enfrentará, além do Timão, o Grêmio, também fora. Em Minas, receberá o líder da competição, o Fluminense, e o Verdão.



- Fluminense e Corinthians estão sem fôlego. Começam a perder a média habitual de um campeão brasileiro, que é a de dois pontos por jogo. Isso faz com que a pontuação para ser campeão caia de 77 para 74 pontos. E que os outros se aproximem, como o Cruzeiro - afirmou Tristão Garcia, lembrando que, a dez rodadas do fim, o Brasileirão de 2009 tinha o Palmeiras na liderança, com 54 pontos, cinco à frente do São Paulo, então vice-colocado, com 49.



Naquela ocasião, Inter e Galo ocupavam o terceiro e quarto lugares, com 47 pontos. A média dos quatro primeiros era mais alta do que a deste ano. Mas, da 29ª rodadai em diante, o Palmeiras despencou. Fez apenas oito pontos de 30 e sequer ficou no G-4. O Atlético-MG também ficou de fora. E o Flamengo, que tinha apenas 44, reagiu marcando 23 dos 30 possíveis - com sete vitórias, dois empates e uma derrota -, o que lhe deu o título com 67 pontos.





Conca é o dono da bola do Flu, que tem Cruzeiro e Corinthians na cola (Foto: Alexandre Cassiano / O GloboFlu e Timão





Ainda no topo do Brasileirão 2010, o Tricolor carioca precisa acender o sinal amarelo. O jogo contra o Cruzeiro, neste domingo, é um dos mais importantes. Além do mais, o time das Laranjeiras terá outros cinco adversários difíceis e ainda com esperanças de chegar bem: Botafogo, no mais antigo clássico carioca; o Atlético-PR, em Curitiba; o Internacional, no Beira-Rio; o Grêmio, no Rio de Janeiro; e o Palmeiras, em São Paulo. E se só vai enfrentar duas equipes que brigam contra o rebaixamento - Goiás e Guarani, ambos em casa -, terá pela frente o grupo "desinteressado": o Vasco e o São Paulo (ambos fora).



Mas se o torcedor do Corinthians pensou em abrir o champanhe, é melhor dar um tempo e esperar. O Timão, que tem um jogo a menos na tabela, só terá o Cruzeiro e o Palmeiras pela frente dos que brigam para chegar, mas os outros adversários são de respeito. A equipe fará um clássico regional - contra o São Paulo - e seis jogos contra os que lutam para não cair: Atlético-GO (F), Guarani (F), Avaí (C), Vitória (F), Goiás (F) e Flamengo (F). Fora os dois duelos contra o Vasco, um deles adiado da primeira fase.



Raposa perigosa







Montillo: fundamental para a reação do Cruzeiro

(Foto: Alexandre Guzanshe / Agência Estado)Tabela boa mesmo para quem quer ser campeão é a do Cruzeiro. Vai encarar três dos que ainda concorrem ao título - o Flu, domingo, em casa, o Corinthians, em São Paulo, e o Palmeiras, também em MInas. Precisa ganhar principalmente dos dois primeiros. Fora isso, o jogo contra o Grêmio, no Olímpico, será um bom teste para os comandados de Cuca, que pegarão três na luta contra o rebaixamento, entre eles o grande rival, o Atlético-MG - os outros dois são o fraco Prudente e o Vitória, fora de casa. São Paulo e Vasco, sem grandes ambições, serão também adversários da Raposa, que terá o mando de campo.



- A vitória sobre o Goiás levou o Cruzeiro à vice-liderança e à briga pelo título. Talvez este time seja o que apresenta mais cara de dar arrancada final - afirmou Tristão.



A dupla Gre-Nal



Quem quer ser campeão ou ir para a Libertadores e não está no topo precisa encarar adversários diretos. O Internacional, com 44 pontos, um jogo a menos e 4% de chances, ainda segundo Tristão Garcia, vai pegar quatro: o maior rival, o Grêmio, no Olímpico, o Fluminense e o Santos duas vezes, no Beira-Rio e em casa - os dois devem uma partida pelo primeiro turno - e o Botafogo, no Rio de Janeiro. Dos que brigam contra o descenso, são seis: Atlético-MG (C), Flamengo (F), Atlético-GO (F), Avaí (C), Vitória (C) e Prudente (F).



Em ascensão na tabela, o Grêmio, em oitavo com 42 pontos e 1% de chance, é o que terá maior número de adversários na briga pelo título, o que lhe pode ser favorável para uma arrancada: pega Cruzeiro e Inter no Olímpico, sai para encarar o Fluminense e o Santos e depois receberá Atlético-PR e Botafogo. Da turma de baixo, enfrentará Goiás (F), Ceará (C) e Guarani (F). E dos sem ameaça, o Vasco (F).



- O desenho do Grêmio é parecido com o do Flamengo do ano passado, mas a situação é mais complicada porque, em 2009, não havia um equilíbrio antes no alto da tabela. Além de o Grêmio precisar fazer uma campanha fantástica, teria que ter a sorte de os três de cima fracassarem como o Palmeiras no ano passado - lembrou Tristão.



Do Furacão ao Verdão





Numa campanha surpreendente, o Atlético-PR, em quinto com 43 pontos e 1% de chances de título, quer subir mais. E terá quatro adversários do G-9 - Santos (F), Fluminense (C), Palmeiras (C) e Grêmio (F) -, cinco do Z-9 - Goiás (C), Flamengo (F), Prudente (C), Ceará (F) e Avaí (C) - e um do bloco intermediário - o São Paulo (F). Já o Botafogo de Joel Santana, que oscila ali no pelotão de frente e está em sexto, com 43 pontos e 1º de chance, terá confronto com quatro rivais diretos - Palmeiras (C), Fluminense, Inter (C) e Grêmio (F). E com seis dos preocupados com o rebaixamento - Vitória (C), Atlético-MG (F), Atlético-GO (C), Avaí (F), Ceará (F) e Prudente (C).





Santos de Neymar tem jogo a menos, que fará com

o Inter (Foto: Fernando Maia / Agência O Globo)O Santos do agora polêmico Neymar, que ocupa a sétima posição, com 42 pontos, e está com 2% de chances, terá três adversários do G-9 pela frente: o Atlético-PR, na Vila, o Inter, no Beira-Rio e em casa, nesta terça - os dois devem partida pelo primeiro turno - e o Grêmio, de novo em casa. Receberá, da turma da degola, o Prudente e o Vitória. Sai para encarar o Atlético-MG, o Guarani e o Avaí , e duelará com o velho rival, o São Paulo, que tem poucas aspirações.



Com Valdivia e Kleber começando a desencantar, o Palmeiras de Felipão, também com 42 pontos mas em nono lugar, melhora na tabela e, apesar de ter apenas 1% de possibilidade de ser campeão, aposta nos cinco confrontos com a turma de cima para reagir. Primeiro, o Botafogo, no Engenhão. Depois, o clássico com o Corinthians, no Pacaembu. Na sequência, vêm Atlético-PR (F), Fluminense (C) e Cruzeiro (F). Ceará (C), Goiás (C), Guarani (C), Atlético-GO (F) e Atlético-MG (C) são os adversários do Z-9. O Verdão ainda acredita, bem como os outros oito candidatos. Mas a partir de sábado começarão de fato as apostas.

Direçao esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: