sábado, 31 de julho de 2010

Bahia cede empate ao Figueirense e perde chance de colar no G-4

Jogando no Estádio do Pituaçu, em Salvador, Bahia e Figueirense empataram por 2 a 2, pela 11ª rodada do Brasileiro da Série B. O time da casa vencia de virada até os 35min do segundo tempo, com dois gols de Rodrigo Gral convertidos após pênaltis polêmicos. Willian e o estreante Reinaldo marcaram para os catarinenses, que se mantêm na terceira posição, com 21 pontos. Já os baianos perderam chance de se aproximar do G-4 e ocupam apenas o nono lugar, com 17 pontos.

As duas equipes voltam a campo no próximo sábado, às 16h10 (horário de Brasília). Em Florianópolis, o Figueirense recebe o Icasa, enquanto o Bahia enfrenta o ASA, em Arapiraca.

O jogo

O Figureirense desperdiçou chance incrível de abrir ao placar logo aos 3min de jogo. Sozinho na área, com o goleiro já batido no lance, Fernandes não aproveitou cruzamento preciso de Willian, e pegou mal de primeira, desviando a bola para a linha de fundo.

Na segunda oportunidade, o time catarinense, mais ofensivo na partida, conseguiu chegar ao gol: aos 13min, o zagueiro Bebeto, do Bahia, se atrapalhou para afastar a bola, que sobrou para Fernandes chutar. O atacante bateu cruzado e Willians tocou para o fundo da rede.

No minuto seguinte, os baianos responderam. Ávine finalizou cruzado da esquerda e a bola passou perto da trave de Wilson. Mas os erros de passe da equipe tricolor impediam a criação de outros lances de perigo. O Figueirense era melhor até então.

Em um lance bastante questionado pelos catarinenses, aos 29min, o árbitro marcou pênalti para o Bahia, em dividida na área entre Ygor e Ananias. Na cobrança, Rodrigo Gral empatou.

Ainda com dificuldade de criar, apelando principalmente para o jogo aéreo, o time do técnico Renato Gaúcho tentou a virada no fim do primeiro tempo, mas sem levar grande ameaça ao gol de Wilson.

Após o intervalo, o jogo voltou pegado. Nos dois primeiros minutos da segunda etapa, um cartão amarelo para cada lado: Jael, que tinha acabado de entrar no Bahia no lugar de Bebeto, deixou o braço no rosto de João Filipe. Na sequência, Ygor levantou o pé na altura do rosto de Rodrigo Gral e atingiu o atacante.

Aos 9min, em mais uma decisão polêmica, a arbitragem marcou pênalti em lance de contato entre Jael e João Filipe. Rodrigo Gral, novamente, converteu a cobrança e chegou ao seu sétimo gol no campeonato.

Brigando por vaga no G-4, o Figueirense partiu para o ataque em busca do empate. Aos 21min, Lucas fez bom cruzamento na cabeça de Reinaldo, que desviou no canto e obrigou Renê a realizar boa defesa.

Aos 24min, Marcelo Nicácio, em seu primeiro lance na partida, após substituir Willian, chegou perto de igualar o placar, após receber passe de Lucas na área. O Bahia também contra-atacava, em um segundo tempo aberto onde as duas equipes buscavam o gol.

Logo após a saída do artilheiro Rodrigo Gral, machucado, substituído por Leandro Bonfim, o Figueirense fez 2 a 2, com Reinaldo, que bateu de primeira em sobra de falta cobrada por Lucas.

No fim do jogo, os baianos tentaram recuperar a vantagem, mas a zaga catarinense segurou o resultado.

FICHA TÉCNICA

Bahia 2 x 2 Figueirense

Gols
Bahia: Rodrigo Gral (2), aos 30min do 1º tempo e aos 10min do 2º tempo
Figueirense: Willian, 13min do 1º tempo e Reinaldo, aos 35min do 2º tempo

Ponto Forte Bahia
O atacante Rodrigo Gral mais uma vez cumpriu bem o papel de homem de referência no ataque baiano.

Ponto Forte do Figueirense
Postura ofensiva jogando fora de casa .

Ponto Fraco do Bahia
Muitos erros de passe e atuação insegura da zaga, que falhou nos dois gols catarinenses .

Ponto Fraco do Figueirense
Time confuso na zaga.

Personagem do jogo
Rodrigo Gral: converteu dois pênaltis e chegou a sete gols na Série B, a um do artilheiro Héverton, da Portuguesa.

Lance polêmico
Os dois pênaltis marcados para o Bahia, em lances de dividida de bola dentro da área, foram bastante questionados pelos catarinenses.

Esquema Tático do Bahia
4-5-1
Renê; Bebeto (Jael), Vagner, Nem, Ávine; Hélder, Fábio Bahia, Ananias, Morais (Vander) e Rogerinho; Rodrigo Gral (Leandro Bonfim). Técnico: Renato Gaúcho

Esquema Tático do Figueirense
4-4-2
Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Maicon, Ygor, Coutinho e Fernandes (Roberto Firmino); Reinaldo (Jeovânio) e Willian (Marcelo Nicácio). Técnico: Márcio Goiano

Cartões amarelos
Bahia: Renê
Figueirense: Coutinho, João Filip, Ygor e Roberto Firmino

Árbitro
Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Local
Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
direção esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: