quarta-feira, 28 de julho de 2010

Com equipes tradicionais, times brasileiros são favoritos ao título

Como é de costume, os times brasileiros entram na Copa Sul-Americana como principais candidatos ao título. Com equipes tradicionais e acostumadas a vencer em competições sul-americanas, como Grêmio, Palmeiras e Santos, um dos clubes do País poderá igualar o Internacional de 2008 e se tornar o segundo brasileiro a erguer o troféu do torneio.

Confira abaixo os confrontos entre os brasileiros que disputam o torneio:

Grêmio x Goiás
:

O Grêmio, por exemplo, é um dos times nacionais com melhor desempenho em solo estrangeiro. O clube é bicampeão da Libertadores, status conquistado nos anos de 1983 e 1995, e possui diversas boas campanhas. Em 2009, 2003 e 1996, por exemplo, caiu nas semifinais, enquanto foi vice em 2007 e em 1984. Além disso, chegou nas quartas em 1997, 1998 e 2003. São 10 desempenhos de destaque em 12 participações.

No entanto, jamais passou da primeira fase nessa competição. O clube tricolor, que também foi campeão mundial (83) e da Recopa Sul-Americana (96), terá como adversário o Goiás. O time alviverde participa pela quinta vez da competição, mas nunca conseguiu avançar às quartas de final. Isso também aconteceu na única participação goiana na Libertadores, em 2006, quando o clube sucumbiu frente ao Estudiantes nas oitavas.

Vitória x Palmeiras:

Embalado pelas chegadas do ídolo Felipão, o Palmeiras entra com força total no torneio. Foi justamente com o técnico que o time alviverde conquistou suas maiores glórias continentais: a Copa Mercosul de 1998 e a Libertadores de 1999, principal título da história do clube. Em 2000, chegou novamente à decisão do torneio, mas caiu diante do Boca Juniors nos pênaltis. Também foi vice na Mercosul de 99 (perdeu para o Flamengo na final) e em 2000 (foi derrotado pelo Vasco).

O Vitória participa apenas de sua terceira competição continental. A equipe disputou a Copa Conmebol, em 1997 (foi eliminada nas quartas de final pelo Lanús) e caiu nas oitavas da Sul-Americana de 2009 para o River Plate, após eliminar outro brasileiro alviverde na fase anterior, o Coritiba. No entanto a equipe baiana disputa a final da Copa do Brasil contra o Santos nos próximos dias e, se vencer, deve deixar o torneio em segundo plano, já que terá a vaga na Libertadores garantida.

Santos x Avaí:
O time alvinegro é outro que, se for campeão da Copa do Brasil, deve deixar a Sul-Americana de lado. No entanto, em caso de derrota, o Santos entra com tudo para a disputa do título continental. A equipe participou apenas uma vez do torneio, em 2006, e caiu nas oitavas para o San Lorenzo, da Argentina. O clube paulista venceu a Libertadores em 1962 e 1963, mesmos anos em que foi bicampeão mundial.

O time praiano é tradicional no certame e já foi vice uma vez (2003) e ficou três vezes entre os quatro primeiros colocados (64, 65 e 2007). Também caiu nas quartas em 2004, 2005 e 2008 e venceu a Copa Conmebol em 1998. O seu adversário será o Avaí, que disputa uma competição continental pela primeira vez em sua história, razão pela qual o clube catarinense deve entrar com força total para trazer para casa seu primeiro troféu internacional.

Grêmio Prudente x Atlético-MG:

A equipe mineira, que participa do torneio pela quinta vez e jamais alcançou as oitavas de final, terá duas motivações extras para conquistar a Copa Sul-Americana em 2010. A primeira, será a busca pelo seu mais importante troféu continental - a equipe venceu apenas duas Copas Conmebol, em 1992 e 97 -, o que ajudaria a minimizar as provocações dos rivais cruzeirenses, bicampeões da Libertadores (em 79 e 96).

A segunda vem do banco de reservas. Vanderlei Luxemburgo, hexacampeão brasileiro por Palmeiras (93 e 94), Santos (2004) Corinthians (1998) e Cruzeiro (2003), tem cobiçado um título internacional há tempos e não quer deixar a oportunidade passar de novo. O Grêmio Prudente, por sua vez, é debutante em torneios internacionais e vai procurar fazer uma boa campanha.
direção esportivo do blog

Nenhum comentário: