quarta-feira, 28 de julho de 2010

Goleiro segura Chivas e Universidad leva vantagem para o Chile

O Chivas Guadalajara dominou a partida de ida das semifinais da Copa Libertadores contra a Universidad de Chile nesta terça-feira, no Estádio Azteca, na Cidade do México, mas parou em uma atuação memorável do goleiro adversário e não passou de um empate por 1 a 1 em casa. Graças às várias defesas de Miguel Pinto, o time chileno terá a vantagem do empate sem gols no jogo de volta, que acontece no dia 3 de agosto, em Santiago. Quem passar enfrenta na decisão o vencedor do confronto entre São Paulo e Internacional.

Com cerca de 100 mil torcedores lotando o estádio, o Chivas começou pressionando os visitantes no campo de ataque. O primeiro chute veio aos 3min, após boa jogada de Arellano, que bateu para fora. Aos 9min, o lateral esquerdo Ponce arriscou de longe para a primeira boa defesa de Miguel Pinto, que foi reserva de Claudio Bravo na seleção chilena durante a Copa do Mundo.

O time da casa também teve "reforços", já que pela primeira vez no mata-mata da Libertadores pôde atuar completo. O goleiro Michel, o zagueiro Magallón e os meia-atacantes Bautista e Medina já estavam servindo à seleção do México nos confrontos contra Vélez Sarsfield (oitavas de final) e Libertad (quartas).

O primeiro tempo prosseguiu com domínio completo do Chivas. O volante Mejía finalizou para fora aos 14min após avançar pelo meio, e Medina arriscou de longe aos 20min para nova intervenção de Miguel Pinto. Apesar do controle da posse de bola, os mexicanos não finalizavam com tanta frequência ao gol da Universidad.

A primeira chegada dos chilenos aconteceu só aos 26min, quando o camisa 10 Montillo - que se apresentará ao Cruzeiro após a Libertadores - recebeu pelo meio e chutou rasteiro, para longe da meta. O Chivas não criou novas chances até o intervalo e a Universidad pareceu satisfeita em se defender, com boa atuação do zagueiro uruguaio Victorino (outro que jogou o Mundial da África do Sul).

Pareceu que os mexicanos continuariam mandando no jogo na segunda etapa, com Bautista cabeceando logo no primeiro minuto para grande defesa de Miguel Pinto. Porém, em seu primeiro ataque efetivo na partida, o time do Chile abriu o placar no minuto seguinte. Após erro do zagueiro Reynoso, que afastou mal da área, Olivera ajeitou de cabeça para Olarra, livre na segundo trave, escorar para o fundo do gol.

Após o gol sofrido, a torcida do Chivas passou a incentivar ainda mais o time nas arquibancadas. E o empate não tardou a chegar: aos 7min, Omar Bravo cabeceou com força após cobrança de escanteio, para outra defesa milagrosa de Miguel Pinto. No rebote, porém, Arellano encheu o pé e estufou as redes, restabelecendo a igualdade no marcador.

Em linda jogada, Medina quase virou aos 13min. Ele tabelou com Arellano na entrada da área, girou bonito e bateu com a bola no alto, mas mandou à direita do alvo. O time mexicano tocava a bola como queria na intermediária ofensiva, mas encontrava dificuldades para penetrar na área. Aos 19min, Báez chutou de muito longe e Miguel Pinto segurou firme.

O goleiro da Universidad do Chile voltou a brilhar aos 29min: Arellano pegou a sobra após bola rebatida dentro da área e chutou forte, mas o camisa 1 mostrou muito reflexo para defender à queima-roupa. A pressão continuou, e aos 41min Miguel Pinto trabalhou pela última vez, espalmando para escanteio finalização de Arellano.

FICHA TÉCNICA

Chivas Guadalajara 1 x 1 Universidad de Chile

Gols
Chivas Guadalajara: Arellano, aos 7min do 2º tempo
Universidad de Chile: Olarra, aos 2min do 2º tempo

Ponto Forte do Chivas Guadalajara
Domínio da posse de bola no campo ofensivo e ataques pelas pontas no primeiro tempo

Ponto Forte da Universidad de Chile
Atuação brilhante de Miguel Pinto e boa postura defensiva

Ponto Fraco do Chivas Guadalajara
Pouca penetração na área, forçando demais pelo meio na segunda etapa

Ponto Fraco da Universidad de Chile
Explorou pouco o contra-ataque, deixando Montillo e os atacantes isolados

Lance polêmico
O escanteio que originou o gol de empate do Chivas foi incorretamente marcado

Personagem do jogo
Miguel Pinto, que praticou defesas espetaculares durante todo o jogo e garantiu o empate

Esquema Tático do Chivas Guadalajara
4-2-3-1
Michel; Esparza, Reynoso, Magallón e Ponce; Báez e Mejía; Arellano, Bautista e Medina (Fabián); Omar Bravo. Técnico: José Luis Real

Esquema Tático da Universidad de Chile
4-4-2
Miguel Pinto; Rodríguez, Victorino, Olarra e José Rojas; Contreras (Ángel Rojas), Seymour (Nelson Pinto), Iturra e Montillo; Puch e Olivera (Rivarola). Técnico: Gerardo Pelusso

Cartões amarelos
Chivas Guadalajara: Báez, Mejía e Esparza

Árbitro
Juan Ernesto Soto (VEN)

Local
Estádio Azteca, Cidade do México (MEX)
direçao esportivo do blog

Nenhum comentário: