terça-feira, 13 de julho de 2010

Notícias do Brasileirão série B

Figueirense bate o Vila Nova e assume vice-liderança

Com uma vitória tranquila por 2 a 0, o Figueirense superou o Vila Nova no Estádio Orlando Scarpelli, nesta terça-feira, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Roberto Firmino e Willian, no primeiro tempo, marcaram os gols do time catarinense, que chegou à sua terceira vitória consecutiva.

A vitória deixa o Figueirense com 16 pontos - um a menos que o líder Náutico, que bateu o ASA nesta terça-feira por 2 a 1. Na próxima rodada, o time tem pela frente o Bragantino, fora de casa, no sábado, às 21h. Já o Vila Nova se mantém na lanterna da competição, com três pontos somados. O próximo desafio é também no sábado, mas às 16h10, contra o Ipatinga em casa.

A rede balançou pela primeira vez em Florianópolis aos 26min. Roberto Firmino carregou pela intermediária e arriscou o chute de longa distância. A bola pingou à frente do goleiro Max, que falhou ao cair para fazer a defesa, e foi para o fundo da meta, abrindo o placar para o Figueirense.

Melhor em campo, os donos da casa não demoraram a ampliar a vantagem. Após boa jogada, Willian disparou da entrada da área e contou com o desvio do zagueiro para ver seu chute superar Max, aumentando para os alvinegros aos 34min.

Com espaço para contra-atacar, o Figueirense seguiu levando perigo ao gol defendido por Max. A principal aposta do time era com passes rápidos do meio de campo para Fernandes no comando de ataque. O artilheiro da equipe catarinense, no entanto, não conseguiu superar Max até o apito final.

Na estreia de Ivo Wortmann, Brasiliense empata com América-MG

Na volta da Série B do Campeonato Brasileiro depois do recesso pela Copa do Mundo da África do Sul, Brasiliense e América-MG empataram por 1 a 1, no Estádio Serejão, na partida que marcou a estreia do técnico Ivo Wortmann e do terceiro uniforme da equipe do Planalto.

Vestido com camisa azul clara, cheia de figuras alusivas ao Dia do Rock e uma cruz preta na frente, e com desfalques, o Brasiliense conseguia a terceira vitória na Série B até os 45min da segunda etapa, quando sofreu o empate.

A equipe mandante começou a partida em um ritmo forte e logo aos dez segundos criou a primeira oportunidade para abrir o marcador. Após boa jogada coletiva, Ruy invadiu a área e finalizou para fora, mesmo estando frente à frente com o goleiro Flávio.

Aos 36min do primeiro tempo, o atacante Aloíso recebeu cruzamento da direita, antecipou ao zagueiro e tocou de cabeça. A bola ainda encobriu o goleiro Flávio antes de morrer no fundo das redes. Brasiliense 1 x 0.

Melhor em campo, o time da casa manteve o ritmo e segurou a diferença até o final dos 45 minutos iniciais, para felicidade dos poucos torcedores presentes.

Na volta do intervalo, o Brasiliense recuou para tentar segurar o placar e deu muito espaço para o América-MG, que não sabia aproveitar o domínio e criava poucas chances de gol.

Porém, aos 45min da segunda etapa, Jandson, também de cabeça, fez o gol que garantiu o empate e a permanência da equipe mineira entre os quatro primeiros do campeonato.

Caso vencesse, o América-MG assumiria a liderança provisória. Mas com apenas um ponto conquistado, o time caiu para a quinta colocação.

Além disso, esta foi a terceira partida entre as equipes, com dois empates e uma vitória do Brasiliense.

Na próxima rodada da Série B, a equipe do Planalto Central visita o ASA de Arapiraca na sexta, às 21h. Já o América-MG recebe o Náutico na Arena do Jacaré, às 16h do sábado.

Sport bate Ipatinga em Minas e ganha fôlego na Série B

Na estreia do técnico Leandro Condé, o Ipatinga decepcionou o pequeno público no Estádio Ipatingão e perdeu para o Sport por 3 a 1 ,nesta terça-feira, na volta das equipes à Série B após mais de um mês de parada para a Copa do Mundo. Foi a terceira vitória consecutiva do técnico Toninho Cerezo no comando rubro-negro.

Eduardo Ramos, Ciro e Mateus marcaram para os pernambucanos, que se recuperaram de um péssimo início de competição e chegaram aos 10 pontos, na 12ª colocação. Leonardo descontou para os mineiros, que seguem com apenas três pontos, na vice-lanterna.

A equipe pernambucana foi melhor desde o início. Logo aos 5min, o atacante Ciro deu belo passe de calcanhar para o meia Eduardo Ramos. O ex-corinthiano recebeu no meio da zaga e tocou com tranquilidade na saída do goleiro Douglas para abrir o placar.

A equipe comandada por Toninho Cerezo seguiu melhor e, aos 22 min, ampliou com Ciro, o grande nome da partida. O camisa nove fez bela jogada individual, se livrou de dois defensores e marcou o segundo em chute forte de fora da área. O atacante chegou aos seis gols que o colocam na artilharia da competição, ao lado de Eduardo, do São Caetano.

O Ipatinga respondeu na sequência e assustou o goleiro Magrão. Aos 25min, Thiago girou na pequena área e acertou a trave, na única boa chance da equipe da casa na primeira etapa.

O Sport soube retomar o controle da partida e voltou a assustar. Aos 41min, o volante Germano, que deixou o Santos após o título do Campeonato Paulista, recebeu livre, invadiu a área e bateu cruzado, mas a bola saiu rente à trave.

Na segunda etapa, o Ipatinga voltou melhor e conseguiu dimimuir logo no início. Aos 10min, após cruzamento da direita, a bola rebateu na defesa e sobrou nos pés do zagueiro Leonardo, que se esticou para diminuir o placar e dar esperanças à equipe mandante.

Logo na sequência, o time da casa teve a chance do empate: o árbitro Devarly Lira do Rosário marcou recuo de bola para Magrão e aplicou o cartão amarelo ao goleiro. Na cobrança de falta em dois lances dentro da área, Valter Minhoca rolou para o atacante Preto, que encheu o pé e mandou raspando o travessão.

Aos 23min, o Sport se recuperou na partida e voltou ao ataque. Eduardo Ramos recebeu bola da entrada da área e bateu rasteiro de pé esquerdo, mas a bola saiu à direita do goleiro Douglas.

O Ipatinga tinha maior posse de bola, mas não conseguia furar a defesa rubro-negra e foi castigado no fim da partida. Aos 41min, Mateus puxou belo contra-ataque, cortou o zagueiro e bateu de direita no ângulo para selar a vitória dos visitantes, que subiram duas posições na tabela.

Na próxima rodada, o clube mineiro irá a Goiânia enfrentar o Vila Nova, no duelo de lanternas, enquanto o Sport medirá forças com a Ponte Preta, na Ilha do Retiro.


Icasa faz três e Paraná perde liderança da Série B
Com uma atuação muito ruim, especialmente no primeiro tempo, o Paraná foi derrotado por 3 a 0 pelo Icasa, no Estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte (CE), e perdeu a primeira posição na tabela do Campeonato Brasileiro da Série B. O time tricolor estacionou nos 15 pontos e foi superado pelo Figueirense, que bateu o Vila Nova e chegou a 16. Já a equipe cearense encostou no G-4, com 13 pontos ganhos.

Os três gols do Icasa saíram antes do intervalo. Aos 32min, Dodô abriu o placar com uma bomba que entrou no ângulo do goleiro Juninho. Seis minutos depois, Carlinhos ampliou a vantagem. E aos 45min, o artilheiro Marciano recebeu ótimo passe de Júnior Xuxa e bateu com categoria para fechar a conta.

Na segunda etapa, o time paranaense continuou a ser dominado pelos donos da casa e sofreu o que seria o quarto gol aos 37min, mas o lance foi anulado por impedimento. O Icasa controlou as ações da partida até o apito final, mas não conseguiu ampliar o marcador.

As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. Às 16h, no Estádio Durival de Britto, o Paraná tenta a reabilitação em casa contra o Guaratinguetá. Já o Icasa vai ao Canindé, em São Paulo, para um confronto direto com a Portuguesa, que também tem 13 pontos.

Coritiba só empata com Bragantino e perde chance de liderar
O Coritiba tinha a chance de alcançar a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro após os tropeços de Paraná Clube e América-MG, mas apenas empatou por 0 a 0 com o Bragantino, na Arena Joinville, nesta terça-feira, em partida válida pela oitava rodada.

Com o resultado, a equipe comandada por Ney Franco foi a 15 pontos e ocupa a quarta colocação provisoriamente. Os paulistas, por sua vez, somam nove pontos e seguem na parte inferior da tabela, na 15ª colocação.

O Coritiba teve maior posse de bole durante toda a partida, mas assim como os paulistas, pouco criou na primeira etapa.

O segundo tempo começou movimentado, e logo aos 2min, os visitantes quase abriram o placar. Ângelo desviou contra a própria meta e exigiu de Edson Bastos uma grande defesa. Aos 10min, o Coritiba respondeu com Lucas Mendes, que arriscou de longe para defesa de Gilvan.

A partir deste momento, os paranaenses cresceram na partida e foram com tudo para cima. Aos 14min, Marcos Aurélio bateu bem e Gilvan se esticou todo para salvar. Na sequência, Dudu fez linda jogada, mas foi travado no momento do arremate.

O Coritiba continuava pressionando, sobretudo em cobranças de falta, mas não conseguia furar o bloqueio dos paulistas. Aos 32 min, Geraldo arriscou de fora, mas a bola saiu por cima do gol. A defesa do Bragantino se fechou de vez e os paranaenses ainda levaram um susto aos 43min, quando Sílvio puxou contra-ataque, recebeu na área e bateu de bico. O goleiro Edson Bastos se esticou e salvou os donos da casa, que perderam a chance de liderar a competição.

Na próximo rodada, o Coritiba vai até Natal enfrentar o América-RN, enquanto o Bragantino enfrenta o Figueirense, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Estreante, William brilha e Ponte Preta vence América-RN
Nesta terça-feira, a Ponte Preta venceu o América-RN por 3 a 0 e saiu da incômoda 16ª colocação. A partida realizada no Estádio Moisés Lucarelli, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, marcou o reencontro das duas equipes com o certame nacional após a paralisação pela Copa do Mundo.

A equipe campineira começou dominando as ações, e logo aos 10min abriu o placar. O camisa 11, Reis, dominou a bola na entrada da área, cortou o zagueiro e bateu cruzado, de direita, para abrir o marcador.

O América-RN equilibrou as ações, mas pecava nas finalizações. Depois de desperdiçar algumas oportunidades, a equipe potiguar sofreu outro golpe. Aos 27min o estreante William, vindo do Grêmio, recebeu cruzamento da esquerda e, no meio de dois zagueiros, cabeceou para o gol, sem chances para o goleiro Rodolpho.

Na segunda etapa, a Ponte Preta voltou à campo para liquidar a fatura. Logo aos 9min, William recebeu passe da direita, dominou a bola dentro da área e foi puxado pelo zagueiro Edson Rocha. O árbitro Manoel Paixão dos Santos marcou pênalti, gerando muita reclamações do América-RN. O próprio William cobrou o pênalti e fechou o marcador.

Com a vitória, a Ponte Preta chegou a nove pontos na Série B e subiu para a 14ª colocação. Na próxima rodada a equipe de Campinas vai à Recife, onde enfrenta o Sport no sábado, às 16h. Por sua vez, o América-RN segue na zona de rebaixamento, com apenas seis pontos em oito jogos. Na sexta-feira o clube tenta a recuperação diante do Coritiba, no Estádio Machadão, às 21h.
Com gol no fim, Náutico bate ASA e é líder isolado da Série B
O Náutico saiu na frente do ASA no Estádio dos Aflitos e chegou a tomar um susto no segundo tempo, mas um gol de Zé Carlos nos acréscimos garantiu a vitória por 2 a 1 e a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. O empate, que durou até os 46min do segundo tempo, deixaria os pernambucanos de fora do G-4.

Com o resultado, a equipe alvirrubra chegou a 17 pontos, superando Paraná, América-MG, São Caetano, Coritiba (todos com 15 pontos) e Figueirense (16). Já o ASA parou nos 10 pontos e ainda está no meio da tabela, longe da zona do acesso.

Cristiano abriu o placar para o Náutico aos 42min do primeiro tempo. Giovanni fez bela jogada individual, invadiu a área e cruzou na cabeça do atacante, que só escorou para as redes. Embalado pela torcida, o time foi para o intervalo em vantagem.

Porém, no segundo tempo, bastaram 17 minutos para que a equipe do técnico Alexandre Gallo sofresse o empate. Sílvio fez cruzamento rasteiro da esquerda, o goleiro Gledson falhou feio e a bola sobrou limpa para Júnior Viçosa balançar as redes para o ASA.

Quando tudo parecia indicar o empate, aos 46min, Zé Carlos bateu falta com força e acertou a barreira. O próprio jogador aproveitou o rebote e finalizou no canto esquerdo de Paulo Musse, fazendo explodir a torcida nos Aflitos e garantindo a primeira posição ao Náutico.

Na próxima rodada, o time alvirrubro tentará manter a liderança diante do América-MG, fora de casa, no sábado, às 16h. Já a equipe alagoana vai em busca da reabilitação diante do Brasiliense, em casa, na sexta-feira, às 21h.

FICHA TÉCNICA

Náutico 2 x 1 ASA

Gols
Náutico: Cristiano, aos 42min do 1º tempo, e Zé Carlos, aos 46min do 2º tempo
ASA: Júnior Viçosa, aos 17min do 2º tempo

Ponto Forte do Náutico
Dominou a posse de bola durante toda a partida

Ponto Forte do ASA
Criou várias chances no primeiro tempo, exigindo boas defesas de Gledson

Ponto Fraco do Náutico
Apesar do domínio no jogo, criou poucas chances claras de gol

Ponto Fraco do ASA
Postura muito recuada, principalmente depois de empatar o jogo no segundo tempo

Lance bizarro
Escorregão de Gledson no lance do gol do ASA, que deixou Júnior Viçosa livre para marcar

Personagem do jogo
Zé Carlos, que marcou nos acréscimos para colocar o Náutico na liderança da Série B

Esquema Tático do Náutico
4-4-2
Gledson; César Prates (Tinga), Walter, Wescley e Zé Carlos; Ramirez, Rodrigo Pontes, João Henrique e Giovanni (Thiago Morim); Cristiano (Thiaguinho) e Geílson. Técnico: Alexandre Gallo

Esquema Tático do ASA
4-4-2
Paulo Musse; Marcos Tamandaré (Maizena), Plínio, Edson Veneno (Sílvio) e Magal; Kal, Jota, Audálio e Cleiton Goiano; Júnior Viçosa e Didira (Luiz Mário). Técnico: Vica

Cartão amarelo
ASA: Cleiton Goiano

Árbitro
Wladyerisson Oliveira (CE)

Local
Estádio dos Aflitos, Recife (PE)
São Caetano vence Santo André e assume quarto lugar
Na volta da Série B do Campeonato Brasileiro, depois do recesso pela Copa do Mundo, o São Caetano recebeu o Santo André e venceu por 3 a 1. Com a vitória no clássico do ABC paulista, a equipe mandante chegou a 15 pontos e assumiu a terceira colocação do certame, figurando entre os que subiriam à Série A em 2011.

A pressão inicial do São Caetano surtiu efeito e logo aos 14min. Após cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Anderson Marques subiu mais alto que o goleiro adversário para desviar de cabeça e abrir o placar. Porém, não demorou muito e os visitantes empataram a partida através do meia Xuxa.

Aos 28min, a zaga do São Caetano foi mal e a bola caiu no peito de Xuxa, que tabelou com seu companheiro. Novamente os mandantes falharam, e ao tentar tirar a bola da área, o zagueiro Marcelo Batatais acertou Xuxa. A bola rebateu no meia e entrou mansamente no gol defendido por Luiz.

Ainda no primeiro tempo, o São Caetano teve a chance de fazer o segundo, quando Fernandes recebeu passe da esquerda, dominou e bateu de canhota, no pé da trave esquerda do goleiro Neneca.

No segundo tempo a equipe mandante voltou decidida a fazer o placar que garantiria a vitória e logo aos 3min fez 2 a 1. Após cruzamento do lado direito, o zagueiro Anderson Marques antecipou a zaga adversária, e o goleiro Neneca, para tocar para as redes, anotando seu segundo tento no clássico do ABC.

Não demorou muito e veio terceiro gol do São Caetano. Depois da tentativa de Fernandes, o camisa 10, Kléber, dominou a bola dentro da área e tocou de perna esquerda para fazer o terceiro gol da equipe.

O Santo André ainda diminuiu com Anderson Costa, aos 42min da segunda etapa. Após belo passe de Andrezinho, o atacante invadiu a área e chutou no ângulo esquerdo do goleiro. Porém, já era tarde e a partida terminou 3 a 2 para o São Caetano.

Na próxima rodada, o Santo André tentará sair da incômoda 16ª posição ao receber o Duque de Caxias no Estádio Bruno José Daniel, na sexta-feira, às 21h. Já o São Caetano vai ao Estádio Pituaçu onde enfrentará o Bahia, no mesmo horário
Guaratinguetá vence Bahia e se aproxima do G-4
Jogando no estádio Dario Leite, o Guaratinguetá não teve dificuldades para vencer o Bahia por 4 a 2, nesta terça-feira, e se aproximar dos líderes da Série B. Renato Peixe, Lúcio Flávio e Tozin (duas vezes) marcaram os gols dos donos da casa, que foram a 15 pontos e chegaram à 5ª colocação. Ávine e Vander descontaram para os visitantes, que caíram para a 10ª posição.

Com 13 pontos, os baianos foram a campo com esperanças de encostar nos primeiros colocados, mas, mesmo com o campo encharcado, a equipe paulista começou arrasadora e não deu chances aos comandados por Renato Gaúcho.

Logo aos 2min, Renato Peixe aproveitou rebote de uma bola mal afastada pela zaga nordestina e estufou as redes para abrir o placar. O Bahia nem teve tempo de assimilar o golpe e, no minuto seguinte, sofreu o segundo, em cruzamento de Lúcio Flávio, que enganou o goleiro Fernando e entrou direto.

O Bahia, visivelmente assustado com os gols relâmpagos, cedeu espaços e levou o terceiro. Aos 32min, Tozim aproveitou cruzamento e apenas empurrou por o gol.

No fim da primeira etapa, Leandro discutiu com Nenê e foi expulso, complicando ainda mais a situação dos baianos. Na segunda etapa, os donos da casa mantiveram o ritmo forte e logo aos 2min, o atacante Tozin subiu de cabeça para marcar seu segundo gol na partida.

O Bahia finalmente acordou e, três minutos depois, Rogerinho fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro na medida para Ávine completar para o gol e diminuir o prejuízo tricolor.

Os baianos cresceram na partida, mas só chegaram ao segundo gol aos 32min, em chute de Vander, que desviou na zaga antes de entrar. O Guaratinguetá se aproveitou das más condições do gramado e soube se segurar até o final. A vitória coloca a equipe paulista a apenas um ponto do líder Figueirense.

Na próxima rodada, a equipe baiana irá tentar se recuperar diante do São Caetano, no Estádio Pituaçu, enquanto o Guaratinguetá viaja a Curitiba para enfrentar o vice-líder Paraná.
Estreante Somália faz 3 e Duque de Caxias vira sobre a Portuguesa
Em um jogo equilibrado no Engenhão, o Duque de Caxias venceu a Portuguesa de virada nesta terça-feira, por 3 a 2, em partida que marcou o retorno dos dois times ao Campeonato Brasileiro da Série B após a paralisação para a Copa do Mundo. O confronto foi aberto e teve várias chances de gol, principalmente no segundo tempo. Héverton e Athirson marcaram para os paulistas, mas os cariocas contaram com três gols do estreante Somália para reagir.

A equipe rubro-verde atuou com nada menos que nove desfalques - entre eles, o recém-contratado Dodô, que se lesionou de última hora. Além do veterano atacante, estavam machucados Marco Antônio, Gláuber, Luís Ricardo e Rafael Silva. Completaram a lista de baixas Domingos, Henrique, Fabrício e Maurício, todos suspensos.

Com o resultado, a Portuguesa ficou nos 13 pontos e perdeu a chance de ingressar no G-4 da competição. Já o Duque de Caxias, que venceu apenas seu segundo jogo em oito rodadas, segue ameaçado pelo rebaixamento, com apenas seis pontos conquistados.

Na próxima rodada, a equipe do Rio de Janeiro visita o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, às 21h de sexta-feira, para tentar seguir a reação no campeonato. Já a Portuguesa volta a atuar em sua casa, o Canindé, no sábado, às 16h, diante do Icasa.

O time paulista foi melhor durante o primeiro tempo, com mais volume de jogo, mas não conseguiu balançar as redes. Na segunda etapa, porém, Héverton aproveitou a sobra após chute cruzado de Athirson, driblou o goleiro Erivélton e tocou para o gol vazio aos 10min. Não deu nem tempo de comemorar: dois minutos depois, após bola desviada na barreira em cobrança de falta, o Duque de Caxias empatou. Somália ficou com o rebote dentro da área e bateu fraco, mas o goleiro Andrey saiu mal e aceitou.

Aos 30min, Athirson deixou a Portuguesa novamente na frente após receber passe de Héverton na área e bater firme. Porém, novamente, o time do técnico Vadão sofreu o gol de empate logo em seguida. Com 35min, após bola alçada na área em cobrança de falta, Somália subiu sozinho e cabeceou para as redes.

O astro da noite ainda iria marcar de novo para definir a virada do Duque. Aos 41min, Léo Guerreiro foi derrubado por Preto Costa fora da área, mas o árbitro assinalou pênalti. Somália foi para a cobrança e deslocou Andrey, anotando seu terceiro gol da noite.

Aos 48min, um lance inusitado. O chute do ataque da Portuguesa saiu sem direção, mas atravessou as redes do gol e foi parar dentro da meta de Erivélton. Os jogadores chegaram a comemorar, mas o árbitro assinalou apenas o tiro de meta.

FICHA TÉCNICA

Duque de Caxias 3 x 2 Portuguesa

Gols
Duque de Caxias: Somália, aos 12min, aos 35min e aos 42min do 2º tempo
Portuguesa: Héverton, aos 10min, e Athirson, aos 30min do 2º tempo

Ponto Forte do Duque de Caxias
Oportunismo de Somália e poder de reação após ficar duas vezes atrás no placar

Ponto Forte da Portuguesa
Mesmo sem a dupla titular de ataque, Kempes e Malaquias se movimentaram bastante e dificultaram a marcação

Ponto Fraco do Duque de Caxias
Explorou pouco as descidas dos laterais, principalmente com Marquinhos pela esquerda

Ponto Fraco da Portuguesa
Defesa muito desatenta nas bolas aéreas

Personagem do jogo
Somália, que marcou três gols em sua estreia e deu a vitória ao Duque de Caxias

Lances polêmicos
- Somália foi puxado dentro da área por Thiago Gomes no segundo tempo, mas o pênalti não foi marcado - Kempes estava em posição legal aos 24min do segundo tempo, quando recebeu lançamento e saiu na cara do gol, mas foi marcado impedimento inexistente
- Léo Guerreiro estava fora da área quando foi derrubado por Preto Costa, mas o árbitro marcou pênalti

Esquema Tático do Duque de Caxias
4-4-2
Erivélton; Amaral, Fábio Braz, Edson e Marquinho; Mancuso (Juninho), Leandro Teixeira, Thiaguinho (Xaves) e Leandro Chaves; Geovane Maranhão (Léo Guerreiro) e Somália. Técnico: Gilson Kleina

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Andrey; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Romano; Acleisson (Ronaldo), Ademir Sopa (Marcos Paulo), Athirson (Celsinho) e Héverton; Malaquias e Kempes. Técnico: Vadão

Cartões amarelos
Duque de Caxias: Thiaguinho, Mancuso e Fábio Braz
Portuguesa: Ademir Sopa, Acleisson e Preto Costa

Árbitro
Edivaldo Elias da Silva (PR)

Local
Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário: