quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cade aceita acordo com TV Globo e determina o fim da cláusula de preferência do Brasileirão

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) anunciou na última quarta (20) que, a partir de 2012, o contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro não poderá mais conter uma cláusula de preferência a uma emissora, como acontece atualmente com a TV Globo.














Após acordo, Globo e Clube dos 13 se livram de multa milionária









A decisão foi tomada após o órgão aceitar o acordo proposto pela Globo e pelo Clube dos 13, entidade que representa os maiores times do futebol brasileiro. Com isso, a Globo escapa de sofrer uma multa milionária por não permitir a livre concorrência.





Com a nova regra, a partir de 2012, a emissora de TV que fizer a maior proposta pelo torneio levará os direitos de transmissão. A nova determinação só não é válida para o Brasileirão 2011, que já foi adquirido pela emissora carioca.





O processo que acusava a Globo de cometer monopólio se arrastava há 13 anos na justiça. Caso a Globo e o Clube dos 13 continuem cometendo a prática do cartel, o julgamento poderá ser reaberto.





O termo de conduta aprovado pelo Cade ainda sugere que os direitos do torneio sejam separados por mídia, como TV aberta, TV por assinatura, sistema pay-per-view, internet e celulares. Porém, o documento não impede que um mesmo grupo de comunicação conquiste todos os contratos.



Natelinha

Nenhum comentário: