sábado, 31 de julho de 2010

Com gol de goleiro, Paraná goleia Náutico e mantém rival na ponta

A torcida do Paraná pode ter ficado satisfeita com a goleada por 4 a 0 sobre o Náutico, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Porém, o resultado teve um "ponto negativo" para os tricolores: manteve o rival Coritiba isolado na liderança da competição, com 24 pontos ganhos. O goleiro Juninho, cobrando pênalti, foi quem fechou o placar no Estádio Durival de Britto; antes, Marcelo Toscano, Leandro Bocão e Wescley (contra) haviam anotado para o time paranista.

Com a vitória, o Paraná chegou a 19 pontos e encostou no G-4 da Série B. Na próxima rodada, a equipe terá pela frente exatamente o clássico paranaense contra o Coritiba. Já o clube de Recife parou nos 23 pontos e perdeu a chance de assumir a ponta da tabela. Os alvirrubros tentarão a reabilitação também em um clássico: contra o Sport, no Estádio dos Aflitos.

Mesmo fora de casa, o Náutico entrou em campo com três atacantes e tomou a iniciativa do jogo desde o começo. Zé Carlos testou o goleiro Juninho com um chute cruzado de esquerda logo no primeiro minuto, mas o camisa 1 defendeu firme. Com 9min, o mesmo Zé Carlos voltou a arriscar de longe em cobrança de falta, mas Juninho caiu bem para espalmar.

O Paraná foi se soltando aos poucos, e balançou as redes logo na primeira finalização certa. O artilheiro Marcelo Toscano recebeu na entrada da área, limpou para a perna direita e soltou uma bomba sem chances para Gledson. Foi o quinto gol do atacante na competição.

A equipe pernambucana se perdeu após o gol e parou de ameaçar o gol paranista. Já o time da casa, contando com boa movimentação da dupla de ataque, cresceu na partida e ampliou o marcador aos 29min. Vinícius levantou na área em cobrança de escanteio, Leandro Bocão subiu mais que a zaga testou firme para fazer 2 a 0.

O terceiro gol não demorou a sair, em um lance infeliz da defesa do Náutico. Aos 33min, Vinícius escapou pela direita e cruzou rasteiro; o zagueiro Wescley tentou cortar, pegou errado na bola e acabou encobrindo Gledson, que não pôde evitar o gol contra.

Na volta do intervalo, o técnico Alexandre Gallo tirou o meia Francismar para a entrada do lateral esquerdo Anderson Paim, deslocando Zé Carlos para o meio de campo. Porém, o Paraná ficou perto do quarto gol logo aos 4min: Toscano invadiu a área pela direita e serviu Gilson no meio, mas o chute do lateral saiu fraco e facilitou a defesa de Gledson.

Mesmo em grande desvantagem, o time pernambucano não conseguia pressionar os anfitriões em busca do empate. Satisfeito com o placar, o Paraná diminuiu o ritmo e teve um pênalti marcado a seu favor aos 31min, quando Bispo derrubou Walderi dentro da área. A torcida gritou o nome do goleiro Juninho, que atendeu ao pedido e foi para a cobrança. O camisa 1 bateu com muita força, no meio do gol, e ampliou para 4 a 0.

FICHA TÉCNICA

Paraná 4 x 0 Náutico

Gols
Paraná: Marcelo Toscano, aos 11min, Leandro Bocão, aos 29min, e Wescley (contra), aos 33min do 1º tempo; Juninho, aos 33min do 2º tempo

Ponto Forte do Paraná
Movimentação constante do ataque e boas chegadas dos alas à frente

Ponto Forte do Náutico
Começou melhor e ensaiou uma pressão nos primeiros minutos de jogo

Ponto Fraco do Paraná
Displicência do ataque depois do terceiro gol

Ponto Fraco do Náutico
Falta de pegada no meio de campo e atuação desastrosa da defesa

Personagem do jogo
Juninho, goleiro do Paraná, que voltou a balançar as redes da marca do pênalti

Esquema Tático da Paraná
3-5-2
Juninho; Irineu, Luiz Henrique e Diogo; Jefferson (Murilo), Chicão, Luiz Camargo, Vinícius (Walderi) e Gilson; Marcelo Toscano e Leandro Bocão (Somália). Técnico: Marcelo Oliveira

Esquema Tático do Náutico
4-3-3
Gledson; Márcio Tinga, Vinícius, Wescley e Zé Carlos; Rodrigo Pontes, Ramirez e Francismar (Anderson Paim); Giovanni (Bispo), Cristiano (Bruno Veiga) e Geílson. Técnico: Alexandre Gallo

Cartões amarelos
Paraná: Luiz Camargo
Náutico: Vinícius, Wescley e Bispo

Árbitro
Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Local
Estádio Durival de Britto, Curitiba (PR)

Público
6.200
Direção esportivo do canal ibope

Nenhum comentário: