sexta-feira, 30 de julho de 2010

Estreante Dodô marca, Portuguesa bate São Caetano e entra no G-4

Depois de três jogos desfalcando a Portuguesa por problemas físicos, o atacante Dodô finalmente estreou com a camisa da equipe nesta sexta-feira - e deixou sua marca na vitória por 3 a 1 sobre o São Caetano, no Canindé, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Athirson - que atuou com o número 50 às costas, apesar de ter feito seu 52º jogo pelo clube - e Kempes fizeram para os donos da casa, e Artur descontou.

Com o resultado, o time rubro-verde chegou a 20 pontos e vai dormir na quarta colocação, dentro da zona de acesso para a Série A de 2011. Já o São Caetano parou nos 18 pontos, mas permanece próximo do G-4.

A Portuguesa começou melhor no jogo, tocando a bola e dominando o time do São Caetano, que tentava explorar os contragolpes com Eduardo isolado no ataque. Aos 30min, o placar foi aberto. Paulo Sérgio bateu escanteio na área, Ademir Sopa desviou e Athirson entrou livre na segunda trave para cabecear para o fundo das redes, fazendo o gol de número 7 mil da história do clube rubro-verde.

A partida se equilibrou após o gol e o time do ABC Paulista quase empatou aos 45min. Everton Ribeiro tirou o zagueiro do lance com o corpo e bateu cruzado de dentro da área, mas o goleiro Weverton espalmou e salvou os anfitriões, levando a vantagem para a segunda etapa.

Os comandados de Vadão voltaram melhores para o intervalo e ampliaram aos 14min em um lance de bate-rebate na área. Paulo Sérgio bateu falta direto para o gol e Luiz espalmou; na sobra, a bola ficou limpa para Fabrício bater de primeira, mas o chute do lateral desviou de novo e caiu no caminho do estreante Dodô. O experiente atacante só teve o trabalho de completar para as redes.

O São Caetano não desanimou e levou apenas seis minutos para diminuir. Com 20min, Artur aplicou belo drible em Gláuber, invadiu a área e bateu forte de pé esquerdo; a bola ainda desviou em Preto Costa antes de entrar no canto, enganando Weverton.

Três minutos depois, Everton Ribeiro chutou de fora da área e obrigou o camisa 1 rubro-verde a boa defesa. Porém, aos 47min, Héverton escapou sozinho pelo meio, ficou cara a cara com o goleiro e serviu Kempes, que chutou para as redes para marcar o terceiro dos anfitriões e dar números finais ao placar.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 3 x 1 São Caetano

Gol
Portuguesa: Athirson, aos 30min do 1º tempo; Dodô, aos 14min, e Kempes, aos 47min do 2º tempo
São Caetano: Artur, aos 20min do 2º tempo

Ponto Forte da Portuguesa
Teve bom aproveitamento na bola parada e criou mais chances

Ponto Forte do São Caetano
Com um a mais no meio de campo, tomou conta do setor em alguns momentos

Ponto Fraco da Portuguesa
Voltou desligada para o segundo tempo, com a marcação frouxa

Ponto Fraco do São Caetano
Falta de pontaria dos atacantes

Personagem do jogo
Dodô, que finalmente fez sua estreia pela Portuguesa, jogou bem e foi oportunista no gol

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Weverton; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício; Acleisson, Ademir Sopa (Domingos), Héverton e Athirson (Gláuber); Kempes e Dodô (Malaquias). Técnico: Vadão

Esquema Tático do São Caetano
4-5-1
Luiz; Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Bruno Recife; Jairo (Gian), Moradei, Kléber (Vandinho), Fernandes e Everton Ribeiro; Eduardo (Hugo). Técnico: Sérgio Guedes

Cartões amarelos
Portuguesa: Kempes, Acleisson e Héverton
São Caetano: Marcelo Batatais

Árbitro
José Henrique de Carvalho (SP)

Local
Estádio do Canindé, São Paulo (SP)
DIREÇÃO ESPORTIVO DO CANAL IBOPE

Nenhum comentário: