quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COB faz balanço positivo dos Jogos da Juventude


Terminou nesta quinta-feira (26), com uma cerimônia de encerramento na Baía da Marina, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Cingapura. Durante 12 dias, 3.600 jovens de 205 países, com idades entre 14 e 18 anos, participaram do evento. E o Brasil, representado por 81 atletas, em 20 modalidades, saiu da disputa com sete medalhas conquistadas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze.

Para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o balanço da participação do Brasil nos Jogos da Juventude foi positivo. David Lourenço (boxe) e Caio Cezar Fernandes (salto em distância e revezamento medley) foram os responsáveis pelas medalhas de ouro, enquanto Felipe Wu (tiro esportivo), Thiago Bráz (salto com vara) e Flávia Gomes (judô) conquistaram a prata e a seleção feminina de handebol ficou com o bronze.

O superintendente executivo do COB, Marcus Vinicius Freire, analisou a participação dos brasileiros em Cingapura.

- O resultado do Brasil em Cingapura servirá de base para o contínuo aperfeiçoamento desses atletas e integra o planejamento do COB e das confederações para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Nosso resultado foi muito bom. No fim, chegamos a sete medalhas e mais de 60% dos atletas participou de finais. Estes são números interessantes.

O presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, também disse ter ficado satisfeito com o evento em Cingapura e com o resultado da equipe brasileira.

- O mais importante foi ter proporcionado a atletas de todo o mundo a oportunidade de viver a primeira experiência dos Jogos Olímpicos e estimular a juventude a praticar esporte e a viver de forma saudável, longe do doping e das drogas.




A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecerá na cidade de Nanquim, na China, em 2014. Antes, Innsbruck, na Áustria, receberá em 2012 a versão do evento para as competições de inverno.

Nenhum comentário: